São Paulo, terça-feira, 14 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFORMÁTICA

Horário de verão chegou antes da hora em computadores

DA FOLHA ONLINE

O horário de verão, que começa à 0h do próximo domingo, foi antecipado em uma semana pelas empresas Microsoft e Apple. Com a medida, os relógios do Windows e dos sistemas Mac foram automaticamente adiantados em uma hora no último sábado. Para os usuários do Windows, a Microsoft lançou um pacote de atualização do programa que pode ser baixado pelo site da empresa. A atualização permite ao usuário fazer a correção manualmente, evitando que o horário errado retorne. Entretanto a empresa não explicou quais seriam as causas da falha ocorrida neste fim de semana. A Apple também não comentou o erro do sistema. Neste ano, o horário de verão abrange os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mais o Distrito Federal.
Medida
A partir do próximo domingo e até o dia 15 de fevereiro de 2009, moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, devem adiantar seus relógios em uma hora.
A medida é adotada nesta época do ano por causa do aumento na demanda por energia elétrica, resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal.
Nesse período, os dias têm maior duração por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada.
O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, com duração de cinco meses. Até 1967 a alteração nos ponteiros ocorreu nove vezes. A partir de 1985 é que a medida passou a vigorar todos os anos, sem interrupções. Desde então, o que houve foram apenas variações nos Estados abrangidos e no período de duração.


Texto Anterior: Fura-Fila demora mais fora do rush
Próximo Texto: Em fuga, agente de trânsito é acusado de embriaguez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.