|
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
Radar multa até em esquina escura e com semáforo lento
Em 8 dos 12 pontos onde equipamento multa à noite, espera é excessiva, diz técnico
Sinal demora até 1 min para abrir em período noturno; motoristas dizem temer violência
se ficarem parados
RAPHAEL VELEDA
ALENCAR IZIDORO
DE SÃO PAULO
Evitar a multa por ultrapassagem no semáforo vermelho durante a madrugada
em São Paulo significa ficar
parado por até um minuto
em pontos escuros e ermos.
A Folha vistoriou os 12 lugares onde a CET liberou radares que flagram à noite
quem desrespeita o sinal ou
invade a faixa de pedestres.
O cruzamento da avenida
Dª Belmira Marin com a rua
Dr. Oscar Andrade Lemos
(zona sul), por exemplo, é
mal iluminado, não tem comércios abertos à noite e há
favela nas redondezas.
"Já quebraram meu vidro
em outro semáforo logo
atrás. Me sinto extremamente desconfortável por ter que
parar aqui", disse Trajano
Soares, 36, comerciante
abordado pela reportagem
enquanto aguardava o sinal
verde, que demora até 50 segundos para aparecer.
Um motociclista que foi
parado pela polícia por ultrapassar o semáforo anterior
também diz ter medo. "Já
perdi uma moto bem aqui.
Não consigo pensar em um
lugar pior para ficar parado."
A sensação de insegurança, dizem motoristas, também é grande no cruzamento
da av. Corifeu de Azevedo
Marques com a av. Escola Politécnica, zona oeste, onde o
radar também multa à noite.
"O posto já foi assaltado
mais de uma vez e sempre falam de assaltos a carros", diz
Renato Alves, 25, frentista de
um posto de combustível perto do local, onde a Folha contou espera de até um minuto.
Em 8 dos 12 semáforos visitados, a demora do vermelho
no final da noite e madrugada é "excessiva", conforme
avaliação de Sérgio Ejzenberg, mestre em transportes
pela Escola Politécnica da
Universidade de São Paulo.
"Para que haja uma fiscalização coerente, é preciso que
todos os semáforos tenham
tempos curtos de madrugada, evitando esperas desnecessárias", avalia ele.
A orientação da CET é que,
à noite, os motoristas reduzam a velocidade antes de
chegar a um semáforo caso
ele esteja fechado.
Cálculos do engenheiro Ejzenberg, que é perito de acidentes de trânsito, indicam
que uma espera aproximada
de 22 segundos a 33 segundos, dependendo do tipo de
cruzamento, deveria ser suficiente no período noturno.
A reportagem só verificou
esse parâmetro em quatro
dos semáforos vistoriados.
Pela legislação, ultrapassar no vermelho é infração
gravíssima tanto de dia como
de noite, com multa de R$
191,54 e sete pontos na CNH.
Na capital paulista, os condutores possuíam até novembro uma "tolerância informal" porque esses aparelhos não tinham tecnologia
para imagens noturnas -diferentemente dos que flagravam excesso de velocidade.
De lá para cá, 12 desses radares foram liberados -e outros 12 serão instalados.
Um dos obstáculos para
ajustar os semáforos de madrugada é que muitos são antigos e não permitem muitas
programações de tempo.
Próximo Texto: Frase Índice | Comunicar Erros
|