São Paulo, quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dia Mundial do Diabetes alerta sobre a incidência entre jovens

Símbolos turísticos como Masp e Cristo receberão iluminação azul à noite

MÁRCIO PINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Chamar a atenção para o aparecimento de diabetes em crianças e adolescentes e para a importância do tratamento é o objetivo do Dia Mundial do Diabetes, que acontece hoje.
Diversas entidades estão preparando um "dia azul" em todo o mundo. Essa é a cor do círculo que simboliza o diabetes e da ONU (Organização das Nações Unidas), que reconheceu a doença como epidêmica.
No Brasil, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Elevador Lacerda, em Salvador, o vão do Masp e o edifício Altino Arantes (torre do Santander, na região central), em São Paulo, entre outros, terão a iluminação especial à noite.
Segundo a Federação Internacional de Diabetes, a cada ano mais de 70 mil crianças desenvolvem o diabetes tipo 1. Pelo mundo, 440 mil crianças com menos de 14 anos têm diabetes 1 ou 2 -este antes se desenvolvia apenas em adultos. Nos EUA, onde a obesidade infantil é um problema grave, o tipo 2 aparece com freqüência.
"O Dia Mundial do Diabetes pretende chamar a atenção para importância de diagnosticar o diabetes quando a criança apresenta sintomas. Hoje ainda há muitos problemas em países menos desenvolvidos, onde algumas crianças morrem em razão da doença", diz Walter Minicucci, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Segundo Luis Eduardo Calliari, da Sociedade Brasileira de Pediatria, é cada vez mais freqüente o diabetes em crianças. "O tipo 1 é mais comum. Ele tem um componente genético, mas os médicos suspeitam que infecções virais facilitem o desenvolvimento da doença."
Além da iluminação, outros atos marcarão o dia. Na praça do Patriarca (centro), serão feitos 2.000 testes gratuitos de glicemia. A Associação de Diabetes Juvenil participa da ação, que ocorrerá das 8h30 às 17h.


Texto Anterior: Catanduvas: Detentos iniciam greve de fome
Próximo Texto: Mutirão de mamografia recebe inscrições
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.