São Paulo, Sábado, 15 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RODOVIAS
Concessionária está escavando pedaço da serra, que servirá como alternativa a trecho interditado
Anchieta pode ter nova pista até feriado

da Reportagem Local

A nova pista da Anchieta, que vai substituir o trecho interditado, no km 42, após o deslizamento de uma encosta em dezembro, poderá estar funcionando no feriado do aniversário de São Paulo (dia 25), segundo a Ecovias, concessionária que administra o sistema Anchieta-Imigrantes.
O presidente da Ecovias, Irineu Meireles, afirmou que o valor da obra é estimado em R$ 10 milhões. No local interditado, a empresa está escavando parte da serra para construir uma pista paralela, com 300 metros de extensão.
O custo da obra será coberto pela concessionária e pelo seguro do complexo viário.
A pista sul da via Anchieta está interditada desde o dia 12 de dezembro, quando uma encosta desmoronou e provocou rachaduras na pista.
Devido à interdição, o sistema perdeu 25% da sua capacidade. O resultado são congestionamentos diários, mesmo em dias da semana em que o volume de veículos não é tão elevado.

Prejuízo
Meireles disse que a empresa vai tentar entregar a nova pista da Anchieta antes do prazo dado pelo governo estadual (31 de janeiro) por dois motivos.
Um deles é acabar com os transtornos causados aos usuários pela interdição, que também acabam prejudicando a imagem da concessionária.
Além disso, a empresa já acumula um prejuízo de R$ 3 milhões com a queda do volume diário de usuários desde que a pista sul da via Anchieta foi interditada.
Com medo dos congestionamentos, os usuários estão evitando o sistema. O movimento ficou 30% abaixo do esperado (490 mil veículos) no Ano Novo.
A Ecovias informou ontem que os congestionamentos devem voltar a se repetir neste final de semana. A previsão é que entre 120 mil e 210 mil veículos passem pelos pedágios do sistema em direção ao litoral.
Na tarde de ontem, a via Anchieta teve nove quilômetros de congestionamento. A interligação do sistema registrou mais três quilômetros de lentidão.
A recomendação é que o motorista evite viajar entre as 8h e as 14h de hoje. A descida será feita hoje pelo esquema 4x1 (descida pelas duas faixas da pista norte da Anchieta e mais duas faixas da Imigrantes), das 6h às 12h. A partir das 14h, o esquema muda para o 3x2 (descida por duas faixas da pista norte da Anchieta e mais uma faixa da Imigrantes).
Outra recomendação é que o usuário se informe sobre as condições de tráfego nas vias e também sobre a melhor rota antes de viajar. As informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-197878 e pelo site www.ecovias.com.br.


Texto Anterior: Provas da UFSCar começam amanhã
Próximo Texto: Ambulante será retirado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.