São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São José usa banco de dados em investigação

JOSÉ BENEDITO DA SILVA
da Folha Vale

A Polícia Civil de São José dos Campos (97 km de São Paulo) está investigando a ação de perueiros clandestinos com um banco de dados montado pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais).
O trabalho está identificando os principais líderes do movimento, a área de atuação de cada um e os motoristas que possuem antecedentes criminais.

Incêndios
Segundo o delegado-seccional, Roberto Monteiro de Andrade Júnior, esse trabalho da polícia possibilitou a prisão, no final do ano passado, de 11 perueiros acusados de incendiar quatro ônibus do transporte coletivo.
"Muitas pessoas com antecedentes criminais, inclusive ex-presidiários, estão dirigindo peruas", afirmou o delegado com base no mapeamento, que a polícia não divulga.
"É uma questão de logística, para apoiar a ação da polícia. É só para ter uma noção de quem é quem na cidade", disse.
A Secretaria dos Transportes de São José, que tem comandado a fiscalização que reduziu de 210 para cerca de 80 o número de clandestinos, também está monitorando a ação dos perueiros.

Filmagem
"Além daqueles que fazem a fiscalização, temos alguns carros filmando e outros tirando fotos das peruas", disse o secretário dos Transportes, Eduardo Cury.
O líder dos perueiros da zona leste da cidade, José Paschoal Filho, disse que não há como saber quantos motoristas têm antecedentes criminais. "Quem tem que saber isso é a prefeitura."

Lista
No final do ano passado, Paschoal entregou uma lista com 210 nomes de perueiros clandestinos à prefeitura, com nome, endereço e documentos de identidade.
"O perueiro que está nessa lista não vai aprontar nada errado porque a prefeitura tem o seu CPF, RG e tudo", afirmou.
A prefeitura disse que não encaminhou a lista fornecida por Paschoal à polícia.


Texto Anterior: Estradas: Chuvas provocam dez acidentes no fim-de-semana em Ribeirão
Próximo Texto: Violência: São Paulo registra 68 casos de assassinatos no fim-de-semana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.