São Paulo, quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A CIDADE É SUA

Contribuinte se queixa que não consegue se aposentar pelo INSS

DA REPORTAGEM LOCAL

Agostinho Gonçalves dos Santos, 59, que mora em Guaianases, na zona leste de SP, reclama que não consegue se aposentar porque o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) teria perdido os seus dados e alegado que ele não tem direito à aposentadoria.
Santos disse que sempre trabalhou com registro em carteira, mas teve de parar de trabalhar por motivos de doença -o que foi comprovado em laudos médicos. Mesmo assim, ele afirma que continuou recolhendo o valor mensalmente para o INSS.
"Para minha surpresa, quando tentei me aposentar, o pessoal do INSS fez um levantamento e me informou que não tenho nada para receber, nem posso me aposentar. Que país é esse?", questiona.

Resposta
O INSS informou, por meio de sua assessoria, que a Previdência concede o auxílio-doença integral ao segurado que é contribuinte individual. No entanto, para ter direito ao benefício, o trabalhador tem de contribuir por pelo menos 12 meses. Além disso, o laudo de incapacidade é feito por meio de perícia médica do INSS.

E-mail - cidadesua@uol.com.br


Texto Anterior: Urbanidade - Gilberto Dimenstein: De volta ao mundo
Próximo Texto: Iluminação: Associação diz que Eletropaulo não negocia dívidas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.