São Paulo, quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERIGO NO AR

Aeronave foi obrigada a voltar para aeroporto

Peça de avião cai e atinge casa em Guarulhos, mas não deixa feridos

THARSILA PRATES
DA REPORTAGEM LOCAL

Um pedaço de uma das palhetas que compõem uma das turbinas de um Boeing 737-300 da Varig se desprendeu durante a decolagem anteontem, no vôo que saiu do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, para o aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte.
O fragmento atingiu a casa dos aposentados Justino Ferreira da Silva, 76, e Valdelice Pereira da Silva, 69, que moram a dez quilômetros do aeroporto. Ninguém se feriu. "Parecia que era explosão. Quando fui comentar com a minha mulher, a peça caiu na nossa cozinha", disse Justino. Sua mulher jantava no momento do incidente. "O pedaço do avião caiu próximo a meu pé. Só de lembrar, eu me assusto", afirmou. O aposentado afirmou que ficará pouco tempo na casa, que é alugada, pois a proprietária já solicitou o imóvel de volta.
Assim que o fragmento se soltou da turbina, o avião, que partiu às 22h54, retornou ao aeroporto, pousando às 23h12. Os 77 passageiros foram encaminhados pela Varig para hotéis da região e embarcaram em outros vôos ontem pela manhã.
O fragmento -que tem cerca de 20 cm e pesa 1 kg- quebrou parte de uma telha da casa dos aposentados, no bairro de Jardim Presidente Dutra, em Guarulhos. A telha foi substituída ontem à tarde.
Técnicos do DAC (Departamento de Aviação Civil) e do setor de manutenção da Varig estão avaliando o fragmento que se desprendeu da turbina, que parou de funcionar, para descobrir a causa da pane.
Segundo a assessoria de imprensa da Varig, o relatório deve sair em 30 dias. A companhia também informou que a peça tem dimensões aproximadas de 20 cm por 15 cm e que pesa cerca de 1 kg. A empresa se recusou a falar sobre a manutenção dos aviões, mas afirmou se comprometer a reparar os danos na casa atingida.


Colaborou o "Agora"


Texto Anterior: Lembranças
Próximo Texto: Mortes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.