São Paulo, domingo, 15 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Superdesfiles abrem festa em Pernambuco

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife e Olinda

Cerca de 1,6 milhão de pessoas deverão participar hoje dos dois superdesfiles que abrem oficialmente o Carnaval em Recife e Olinda (PE).
Juntos, os dois eventos -que são gratuitos- mobilizarão 21 trios elétricos, cerca de 4.000 seguranças particulares, além de orquestras de frevo e freviocas -a versão pernambucana dos trios elétricos baianos.
Em Recife, a festa será realizada na avenida Boa Viagem, à beira-mar. O bloco Parceria, que coordena a folia, espera arrastar 800 mil pessoas nas ruas.
O desfile começa às 10h e só deve terminar às 18h. A Copa do Mundo e o compositor Capiba, morto há dois meses, serão os temas do evento neste ano.
A comissão de frente será formada por nove bonecos gigantes -um representando Capiba e oito, jogadores da seleção brasileira. Outros 33 bonecos fantasiados de pierrôs, colombinas e arlequins vão se misturar à multidão.
O cantor pernambucano Alceu Valença e as bandas baianas Cheiro de Amor, Olodum e Chiclete com Banana são algumas das atrações já confirmadas.
Para tentar garantir a tranquilidade dos foliões, o bloco contratou 1.700 seguranças particulares. A PM vai mobilizar mais 580 homens. Cinco ambulâncias UTI estarão de prontidão no local.
Em Olinda, um desfile com homens vestidos de mulheres abre o Carnaval na cidade. O evento, que ocorre há 45 anos, é coordenado pelo bloco Virgens do Bairro Novo. A agremiação, com 350 associados, pretende levar às ruas 800 mil pessoas. Para animar a festa, 12 trios elétricos e quatro orquestras de frevo vão percorrer os dois quilômetros do corredor da folia.
A saída do bloco está prevista para as 11h30, na praça 12 de Março, uma das "portas de entrada" do centro histórico de Olinda, principal foco de animação do Carnaval na cidade.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.