São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 2006

Texto Anterior | Índice

CRIME VIRTUAL

Políticos e personalidades eram alvo do texto que circulou em Catanduvas

Jovem é acusado de enviar e-mail com ofensas em SC

DA AGÊNCIA FOLHA

Um jovem de 20 anos, estudante de odontologia, acusado de enviar um e-mail com ofensas a habitantes do município de Catanduvas (452 km de Florianópolis), irá responder pelos crimes de calúnia, injúria e difamação.
A pena pode chegar a dois anos de prisão. No e-mail, são citados o prefeito, vereadores, policiais da cidade, além de personalidades como a rainha da festa do chimarrão e desafetos pessoais. Ao todo, são 17 "alvos".
Em princípio, segundo a polícia, o e-mail, criado para esse fim, foi enviado a cerca de 30 pessoas, no dia 10 de novembro, com o título "Excursão para o inferno".
Em pouco tempo, afirma o delegado Gilmar Antônio Bonamigo, o e-mail foi sendo repassado, e o assunto correu a cidade de 9.300 habitantes. "Eu fiquei sabendo quando um meu amigo recebeu o e-mail, que falava mal de mim. Aí eu fui ver", contou o policial.
A polícia localizou o acusado por meio da liberação do número do IP (protocolo de internet) pela provedora do serviço de acesso à rede, a pedido da Justiça.
A polícia cumpriu ainda um mandado de busca e apreensão na casa do rapaz. Quatro computadores da família, que estavam conectados em rede no mesmo prédio, foram encaminhados à perícia.
Segundo o delegado, o acusado prestou depoimento, mas negou que tenha sido o autor da correspondência eletrônica. Afirmou que o e-mail pode ter sido enviado por um amigo ou mesmo por um primo.
Como o e-mail foi repassado a um número ainda incerto de pessoas por um meio de comunicação, Bonamigo diz que isso pode ser considerado um agravante e contribuir para o aumento da pena, caso o jovem acusado seja condenado. (THIAGO REIS)


Texto Anterior: Segurança: Filho do bicheiro carioca Luizinho Drumond é preso pela PF em Belém
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.