São Paulo, quinta-feira, 15 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuva alaga ruas, piora trânsito e fecha Congonhas

Temporal atingiu 24,6 mm, quase o total de março

DA REPORTAGEM LOCAL

A chuva que atingiu São Paulo ontem à tarde provocou trânsito recorde, alagamentos em vários pontos da capital e da região metropolitana, levou ao fechamento do aeroporto de Congonhas, ao transbordamento de córregos e à interdição da pista central da Anchieta, ligação ao litoral.
Os principais transtornos do temporal que começou por volta das 15h foram na zona sul. Na zona leste caiu até granizo.
A quantidade de chuva no dia foi quase equivalente ao total acumulado neste mês inteiro.
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) computou 38 pontos de alagamento. No Brooklin, zona sul, a água quase encobria alguns carros.
A Defesa Civil atendeu a oito casos de quedas de árvore, mas todas sem vítimas.
O trânsito ficou congestionado e atingiu 160 km de lentidão na capital paulista às 19h -índice recorde deste ano no período da tarde. A média do horário às quartas-feiras é de 96 km em 2006 e 114 km em 2007. Às 22h15, o trânsito ainda seguia lento na 23 de Maio.
O aeroporto de Congonhas fechou duas vezes, às 16h26 (1h30) e às 19h30 (24 minutos). A situação contribuiu para os atrasos superiores a 45 minutos em 19% de seus 298 vôos.
A chuva fez os córregos Ribeirão dos Couros e Ribeirão dos Meninos transbordarem. A pista central da Anchieta ficou interditada no km 13 por meia hora; os veículos foram desviados para a pista marginal.
O CGE diz que, até as 19h, a média de chuva na capital paulista atingia 24,6 mm -no mês inteiro, havia chovido 26,8 mm.
Ruas próximas à avenida das Juntas Provisórias estavam alagadas e as pessoas se amontoavam nos pontos de ônibus. Os comerciantes da Vila Carioca, zona sul, expressavam desalento. Com a vassoura na mão, Valdir Gonçalves observava a rua alagada em frente a sua lanchonete. "O cliente não consegue entrar. A boca de lobo está entupida, ninguém limpa e as pessoas jogam entulho", disse.


Texto Anterior: Loga diz que irá apurar caso e pode romper contrato
Próximo Texto: Moradores saqueiam R$ 5,6 mi de avião que caiu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.