São Paulo, sexta-feira, 15 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lixo traz danos à saúde e ao ambiente

Leonardo Wen/Folha Imagem
Lixo e entulho que se acumulam na rua Helvétia, via que fica próxima à avenida São João (centro)


DA REPORTAGEM LOCAL

O lixo jogado de forma aleatória, em locais impróprios, pode gerar uma série de problemas ambientais e de saúde.
Segundo o coordenador da pós-graduação de saúde ambiental da USP (Universidade de São Paulo), Arlindo Philippi Jr., 55, os montes de entulho incentivam as pessoas a jogar outros tipos de lixo em pontos irregulares de descarte.
"Principalmente quando é jogada matéria orgânica, ocorre a degradação do espaço, com mau cheiro e presença de ratos, baratas, moscas, escorpião e cobras, que são vetores de doenças. Se for jogado perto de rios e córregos, pode contaminá-los."
O ar também pode ficar mais poluído nesses locais, já que as pessoas normalmente colocam fogo nos montes de entulho.
Os cachorros e gatos que vivem nas redondezas e andam pelo lixo são outra fonte de disseminação de doenças para a população da região.
De acordo com Philippi Jr, as empresas não-cadastradas que coletam entulho e jogam em locais irregulares "privatizam o lucro e socializam os problemas causados com a sociedade". Segundo ele, os caminhões descarregam no local mais próximo possível da área da coleta para não gastar combustível.
Em sua opinião, a ganância e a falta de educação levam as pessoas a não se preocupar com o destino do lixo. "Quem paga uma reforma pode pagar para jogar o entulho em lugar adequado."


Texto Anterior: Entulho ilegal prejudica pedestres e trânsito em mil pontos da cidade
Próximo Texto: Barbara Gancia: A coisa mais natural do mundo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.