São Paulo, sexta-feira, 15 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Líquido pode provocar inchaço de células cerebrais

Consumo excessivo de água pode matar atletas, diz estudo nos EUA

GINA KOLATA
DO "THE NEW YORK TIMES"

Após anos aconselhando atletas a tomar o máximo possível de líquidos para evitar a desidratação, alguns médicos agora dizem que tomar líquido demais enquanto se fazem exercícios intensos é um risco muito maior à saúde.
Segundo eles, cada vez mais os atletas diluem gravemente seu sangue por consumir um excesso de água ou de bebidas esportivas, Alguns chegam a adoecer gravemente ou mesmo a morrer.
Uma nova pesquisa sobre corredores da Maratona de Boston, publicada ontem no "The New England Journal of Medicine", confirma o problema.
A pesquisa abrangeu 488 corredores na maratona de 2002. Foram colhidas amostras de sangue dos atletas antes e depois da corrida. A maioria ficou bem, mas 62 deles -13%- tomaram tanto líquido que sofreram hiponatremia, ou queda anormal no nível de sódio sanguíneo. Em três deles o nível caiu tanto que eles correram risco de vida.
Os corredores que apresentaram o problema tendiam a ser os mais lentos, tendo levado mais de quatro horas para chegar ao fim da maratona. Eles tomaram em média 3 l -cerca de 13 copos de água ou de uma bebida esportiva.
O diretor médico da Maratona de Boston, Marvin Adner, disse que, enquanto uma pessoa está se exercitando intensamente, seus rins não conseguem expulsar o excesso de água. A água excedente entra em suas células, incluindo as células cerebrais. Sem espaço para se expandir, as células cerebrais inchadas pressionam o crânio e podem comprimir o tronco cerebral, que controla funções vitais, como a respiração. O resultado pode ser fatal.
"Todo o mundo fica desidratado quando corre", disse o médico Tim Noakes, especialista em hiponatremia. "Mas não encontrei uma única morte de atleta de desidratação em toda a história das corridas competitivas."
Noakes afirmou que a hiponatremia pode ser tratada. Um pequeno volume de uma solução salina altamente concentrada é administrado por via intravenosa.
O corredor pode estimar o quanto deve beber. Basta se pesar antes e depois de treinos longos para verificar quanto peso perde e quanta água precisa repor.


Tradução de Clara Allain

Texto Anterior: Brasileira é mais "carinhosa", diz agenciador de GO
Próximo Texto: Panorâmica - Alerta gastronômico: Governo do Chile nega ter exportado salmão contaminado para o Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.