|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Não há problema no novo Rodoanel, afirma secretário
Titular da pasta dos Transportes diz que está monitorando a via para verificar se será necessário tomar novas medidas
Duas semanas após sua inauguração, anel viário ainda recebe obras de drenagem; trecho teve dois casos de aquaplanagem
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
ROGÉRIO PAGNAN
DA REPORTAGEM LOCAL
O secretário de Estado dos
Transportes de São Paulo,
Mauro Arce, disse ontem que
nenhum problema que afete o
tráfego foi encontrado "até agora" no trecho sul do Rodoanel,
aberto há duas semanas, e que o
governo está monitorando a via
para verificar se será necessário tomar medidas para garantir a segurança do usuário.
Arce fez referência a duas reportagens da Folha que apontaram o surgimento de buracos, a suspeita de que defeitos
na pista tenham provocado
dois acidentes e que o trecho
entre a via Anchieta e Mauá
tem 2 km de pavimento que
precisarão ser trocados por estarem com falhas no material,
como disse à reportagem um
engenheiro que atua na obra.
"Acho o resultado [do Rodoanel para o sistema viário]
fantástico e vem um pouco acima do esperado", disse o secretário, em relação ao baixo número de acidentes, mesmo
com o tráfego que atingiu 55
mil veículos na Páscoa.
Sobre um buraco já presente
na pista, ele diz que "foi provocado por uma peça pesada que
caiu [no concreto]". Arce sugeriu que os acidentes ocorridos
podem ser atribuídos à falha
humana. "Em geral, quem sofre um acidente nunca diz que
estava correndo", disse.
Ontem, a Folha mostrou
também que, após a primeira
reportagem, operários estavam
instalando novos sistemas de
drenagem exatamente onde
ocorreu um dos acidentes.
Segundo o secretário, aquele
serviço poderia ter sido feito
antes, já que o lote 1 do trecho
sul, local do acidente, ficou
pronto há "90 dias". A falta desse sistema, disse Arce, não deixou as pistas inseguras.
"Poderiam já ter instalado os
tubos, mas ainda estamos fazendo serviços complementares. Vai ter ainda o emborrachamento da pista [devido aos
pneus] e o atrito vai melhorar."
Sem necessidade
Questionado sobre o suposto
defeito em 2 km de pista no lote
1, construído pela Andrade Gutierrez-Galvão, o secretário
afirmou que não tem nenhum
indício que confirme falta de
rugosidade e resistência do piso, como disse um engenheiro
que atua na obra à Folha.
Até hoje, afirma o secretário,
não há nada que indique a necessidade de trocar parte do
pavimento entre a via Anchieta
e Mauá, "a menos que haja alguma coisa. Ainda é muito precoce, por ali não passa tráfego
pesado", declarou Arce.
A secretaria também está
monitorando a velocidade do
vento nas pontes do Rodoanel,
principalmente a maior delas,
de 1.700 m, sobre a represa Billings. Caso haja risco, uma das
medidas em estudo é determinar a redução da velocidade
permitida nos dias de ventania.
Outra preocupação é com a
neblina, comum nos acessos
que passam nas proximidades
da serra do Mar -a solução, no
caso, é formar comboios.
Texto Anterior: Crime: Interpol prende nos EUA casal de brasileiros Próximo Texto: Frase Índice
|