São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 2002

Texto Anterior | Índice

ÔNIBUS

Motoristas devem atrasar hoje o início do expediente para pedir reajuste salarial
Os 50 mil motoristas e cobradores de ônibus da cidade de São Paulo devem fazer uma paralisação parcial na madrugada de hoje para reivindicar aumento dos salários e melhoria das condições de trabalho.
Se o protesto tiver a adesão que é esperada pelos organizadores, os ônibus, que costumam sair às 3h das garagens, só devem começar a circular por volta das 6h. De acordo com o Sindicato dos Motoristas de São Paulo, o sistema de transporte da capital só deve ser normalizado por volta das 7h.
A SPTrans (empresa que administra o transporte coletivo da capital) informou ontem que um eventual atraso no início das operações pode prejudicar cerca de 1,2 milhão de passageiros que costumam utilizar os ônibus no horário da paralisação.
Além do protesto de hoje, os motoristas marcaram uma greve por tempo indeterminado com início previsto para o dia 22 de maio, se as empresas de ônibus não apresentarem uma contraproposta adequada às reivindicações da categoria.
Os trabalhadores reivindicam um reajuste salarial de 9,26%, além de 5% de aumento real, convênio médico gratuito e pagamento de participação nos lucros das empresas.
As negociações começaram no mês passado, mas até agora nenhuma proposta foi apresentada pelas empresas.
O Transurb (sindicato das empresas) afirma que não tem uma proposta de aumento para a categoria porque o reajuste salarial é inviável. Segundo o sindicato patronal, os custos para transportar os passageiros subiram. Além disso, as viações também enfrentam problemas de caixa em decorrência da queda no número de passageiros registrada nos últimos tempos.
A Prefeitura de São Paulo afirmou que não está participando das negociações e, por isso, não comentaria o assunto.
A SPTrans disse que não organizou esquema de emergência de transporte porque não houve comunicado oficial sobre o protesto. (DO "AGORA")


Texto Anterior: Panorâmica - Lixo: Prefeitura decide esperar decisão da Justiça para trocar prestadora de serviço
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.