São Paulo, domingo, 15 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão Médico

Vacinas podem evitar diarréia

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Um significativo avanço na prevenção da diarréia irá ajudar turistas e executivos a evitar, ou pelo menos a diminuir, as conseqüências do conhecido desarranjo intestinal das viagens.
O último número da revista médica inglesa "The Lancet" apresenta os resultados da fase dois de uma vacina empregada na forma de adesivo (patch), colocada sobre a pele para prevenir a ação da "Escherichia coli" enterotoxigênica (ETEC), a bactéria que causa a diarréia do viajante.
O adesivo contém a toxina da bactéria, inativada por calor. Foram vacinadas 170 pessoas entre 18 e 64 anos que viajaram para o México e Guatemala. Cerca de 10% das pessoas que receberam a vacina apresentaram o quadro diarreico por ETEC. A fase três está programada para 2009.
O estudo, patrocinado pela norte-americana Iomai Corporation, teve a participação de pesquisadores das Universidades do Texas e Johns Hopkins Bloomberg, EUA; da Universidade Autônoma de Guadalajara, no México; e do Instituto Nacional de Saúde Pública do México, em Cuernava.
Outra vacina, oral e com sabor de framboesa, lançada no Brasil pelo laboratório Sanofi-Aventis e produzida pela Sanofi-Pasteur, já está disponível no mercado. Esta vacina estimula as defesas imunológicas intestinais e oferece proteção de cerca de 60% para a diarréia relacionada à ETEC. Segundo a médica Lúcia Bricks, do Sanofi-Pasteur, o organismo necessita de 10 a 14 dias para produzir anticorpos contra a doença com esta vacina.

julio@uol.com.br

CONGRESSO DEBATE FEBRE AMARELA EM SP
Os recentes casos de febre amarela autóctone em São Paulo serão abordados pelo médico Carlos Frederico Dantas Anjos, diretor do Instituto de Isolamento Emílio Ribas, durante o seminário clínico mensal da instituição, quarta-feira, dia 18, às 11 horas.


Texto Anterior: Mais Saudável
Próximo Texto: Em protesto na Paulista com mais de 100 ciclistas, vários ficam nus e um acaba detido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.