São Paulo, domingo, 15 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Doença da infância lesa coronárias

JULIO ABRAMCZYK

Um significativo número de médicos pediatras norte-americanos falha no diagnóstico precoce da doença de Kawasaki, que atinge cerca de 5.000 crianças anualmente nos EUA, assinala pesquisa publicada na revista especializada em doenças infecciosas na infância "Pediatric Infectious Disease Journal" deste mês.
Para a médica Pia Pannaraj, da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia em San Diego, autora do trabalho, estudos anteriores já demonstraram que postergar o diagnóstico da doença aumenta significativamente o risco de surgirem lesões nas artérias coronárias.
Essas anormalidades acabam levando a grave repercussão no músculo cardíaco e também causando os mortais aneurismas.
Para a professora Jane Burns, titular de Pediatria da faculdade e co-autora do trabalho, existe um tratamento eficaz para a doença de Kawasaki (gamaglobulina). Entretanto muitas crianças, em decorrência da doença, acabam tendo nos vasos sanguíneos lesões que podem ser evitadas.
Burns acrescenta que os médicos devem pensar na doença de Kawasaki ao examinar uma criança com febre prolongada e erupções, entre diversos outros sintomas.
A doença de Kawasaki foi diagnosticada pela primeira vez, no Japão, há mais de 30 anos, pelo médico Tomisaku Kawasaki.

E-mail - julio@uol.com.br

Texto Anterior: Tratamento envolve psicoterapia
Próximo Texto: Tireóide: Excesso de hormônio traz risco para feto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.