São Paulo, sábado, 15 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMRE SIMON (1943-2009)

Professor pioneiro da computação no país

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo aposentado e com um câncer diagnosticado, Imre Simon, húngaro que foi pioneiro da ciência da computação no Brasil, ainda dava aulas e orientava alunos no IME (Instituto de Matemática e Estatística), da USP.
No Brasil desde os 13 -a família fugira das complicações políticas na Europa-, teve fundamental participação na criação do Departamento de Ciência da Computação da USP, nos anos 80. Nas palavras do amigo e professor aposentado da Unicamp Tomasz Kowaltowski, Imre foi "um dos pesquisadores mais brilhantes dessa área no Brasil, com fama internacional".
Ganhou inúmeros prêmios no Brasil e no exterior -entre os títulos que recebeu estão o Prêmio Jabuti de ciências exatas, em 1979, e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, na seção ciências, em 1996.
Formado em engenharia pela USP, nos anos 60, fez mestrado e doutorado no Canadá. De volta ao país, tornou-se professor do IME.
"Além de trabalhos acadêmicos, ele teve muita influência no meio. Era muito afável e tinha um comportamento extremamente ético", diz o professor Tomasz.
O professor Paulo Cordaro, diretor do IME, ressalta seu papel na formação de um grupo de pesquisa que é referência internacional.
Morreu anteontem, aos 65, de câncer de pulmão.
Deixa viúva, três filhos e netos. O velório será amanhã, às 9h, no cemitério Israelita do Butantã, em SP. O enterro será às 10h, no mesmo local.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Sindicato dos docentes quer tirar grávidas da sala de aula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.