São Paulo, Sexta-feira, 15 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Notícia chegou antes do empossado

da Reportagem Local

Os convidados que ocupavam boa parte do salão azul do Palácio das Indústrias, sede da prefeitura, não entenderam nada. Por volta de 10h45, a maioria das cadeiras dispostas para a cerimônia já estava ocupada.
A banda da GCM (Guarda Civil Metropolitana) entretinha os convidados, tocando músicas que variavam de trilhas sonoras de filmes a pagodes.
Vereadores, como Miguel Colasuonno (PMDB) e Osvaldo Enéas (Prona), foram prestigiar a posse do novo integrante do governo do prefeito Celso Pitta. Membros do PTN, o partido de Pitta, também estavam presentes.
Às 11h, chegaram os pais do secretário Marco Aurélio de Oliveira Abreu, Dorival e Therezinha de Abreu. Vítima de três derrames cerebrais, Dorival estava em uma cadeira de rodas, mas feliz com a posse do filho.
Era uma ocasião solene para Dorival Abreu, que ocupou a cadeira de secretário da Administração no governo de Jânio Quadros à frente da prefeitura (1985-88).
O prefeito Celso Pitta ainda estava em seu gabinete e nenhum secretário havia comparecido ao salão azul quando circulou o boato de que Abreu havia sido preso.
Às 11h20, um funcionário do cerimonial da prefeitura tomou o microfone, que seria reservado aos discursos de Pitta e de Abreu, para fazer um comunicado. O burburinho parou. Em tom solene, anunciou: "Por motivo de força maior, a cerimônia de posse do novo secretário da Administração está cancelada".
Ninguém entendeu nada. A banda da GCM pegou os instrumentos e começou a descer. Dorival de Abreu também não sabia o que estava acontecendo. Ficou nervoso e foi acalmado por assessores e pela mulher, que temiam por sua saúde.
Pitta foi informado por assessores e não compareceu para falar com a imprensa ou com os convidados. Marco Aurélio de Oliveira Abreu nem assumira e já era um ex-secretário.





Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.