São Paulo, sexta-feira, 15 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O TERMINAL

Turista revive situação de filme em aeroporto

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

Há 20 dias, o turista Sherynel Gregorio, 36, nascido em Curaçao e morador de Amsterdã (Holanda), dorme sobre um banco, no terminal onde ficam os taxistas no aeroporto de Fortaleza.
Após uma semana de férias na cidade, ele não pôde voltar para casa porque não tinha o dinheiro da taxa de embarque.
Depois de conseguir o dinheiro -cerca de R$ 150- fazendo bicos, Gregorio descobriu que seu bilhete não valia mais e que a empresa em que havia comprado o pacote não daria outro.
Agora Gregorio, espera que o Consulado da Holanda na cidade o ajude a voltar o mais rápido possível para seu país.
A história de Gregorio parece o roteiro do filme "O Terminal", protagonizado por Tom Hanks.
Sem conhecer a cidade e falando muito pouco o português, Gregorio foi acolhido pelos taxistas. O turista trabalha em Amsterdã como faxineiro e ganha, por mês, 890 euros (R$ 3.115).
O pacote para Fortaleza custou 629 euros e, segundo ele, não informava que era preciso pagar taxa de embarque.
O cônsul honorário da Holanda em Fortaleza, Luciano Montenegro, disse ontem que não poderia dar uma passagem a Gregorio para não abrir um precedente. Segundo ele, a única saída será combinar com a família do turista para que, assim que ele chegue a Amsterdã, faça o reembolso da passagem.
Os cerca de 110 taxistas que trabalham no aeroporto disseram que, caso o consulado não dê uma solução rápida para o retorno de Gregorio, eles mesmos farão uma coleta de dinheiro para pagar a passagem."Tenho sorte de ter sido recebido por esse povo acolhedor, porque sei que, se fosse um brasileiro sozinho no aeroporto de Amsterdã, estaria passando fome."
(KAMILA FERNANDES)


Texto Anterior: Vestibular 2005: Unicamp tem recorde de inscrições
Próximo Texto: Abastecimento: 14 mil alunos de São Roque ficam sem aula por causa da falta de água
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.