São Paulo, sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PF amplia horário para solicitar o passaporte

Para reduzir filas, pedido poderá ser feito aos sábados até 6 de novembro

Esquema funciona nos postos da Lapa e do Shopping Light; falha no sistema afetou 18 mil agendamentos no país

ROGÉRIO PAGNAN
DE SÃO PAULO

A Polícia Federal em São Paulo ampliou o horário de atendimento para a emissão de passaportes, com funcionamento até aos sábados, para tentar reduzir o gargalo provocado pela pane no sistema de agendamentos.
Conforme nota divulgada ontem, o esquema especial teve início no último dia 7 e vai durar até 6 de novembro.
Na Lapa (zona oeste), onde funciona o principal posto da PF na capital, os atendimentos vão das 7h às 21h de segunda a sexta (iam até as 19h) e, aos sábados, das 8h às 13h30 (horário inexistente).
No Shopping Light (centro), o posto funciona das 9h às 19h durante a semana (o normal é das 10h às 18h) e das 9h às 13h30 aos sábados.
Nesse período, segundo a PF, a estimativa é atender 5.600 pessoas a mais nos dois postos e tentar "recuperar parte do atraso gerado pela pane". Em SP, são atendidas 800 pessoas por dia.
De acordo com a PF em Brasília, o sistema de agendamento foi tirado do ar entre 27 e 30 de setembro, o que impediu a realização de 18 mil agendamentos no país. Por isso, em alguns lugares, o horário seria ampliado.
A pane, diz o órgão, ocorreu "durante a migração de seus sistemas para novos equipamentos, que têm como objetivo a modernização de seu parque tecnológico".
Em São Paulo, o Ministério Público Federal investiga se policiais favoreceram despachantes durante a pane.
Após tentarem, sem êxito, agendar os pedidos de passaporte pelo site da PF (único meio oficial), funcionários do órgão tiveram sucesso quando buscaram despachantes. A PF em São Paulo nega ter havido privilégios.

TARIFA
Ontem, a Folha revelou que a PF pretende reajustar em 20,77%, em janeiro, a taxa para emissão de passaporte -de R$ 156 para R$ 188.
O órgão argumenta que o valor não é reajustado há quatro anos e que o índice apenas repõe a inflação do período. A partir de dezembro, a PF vai emitir o passaporte com um chip contendo informações biográficas e biométricas do titular.


Texto Anterior: Natal Assad Saliba (1928-2010): Historiador do Ipiranga e ex-ator
Próximo Texto: Como tirar passaporte
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.