São Paulo, sábado, 15 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ilustrada em cima da hora

Leon Cakoff
1948-2011


Aos 63, morre de câncer o crítico de cinema e criador da Mostra de São Paulo

Ana Ottoni - 5.out.06/Folhapress
O crítico Leon Cakoff, criador da Mostra de Cinema de São Paulo,
no vão livre do Masp


DE SÃO PAULO

O crítico Leon Cakoff, 63, criador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, morreu ontem, às 13h, no hospital São José, em São Paulo.
Desde dezembro do ano passado, Cakoff lutava contra um câncer -um melanoma que, após metástase, atingiu o cérebro.
O velório acontece no Museu da Imagem e do Som (av. Europa, 158) até as 12h de hoje. O corpo será cremado às 15h, no Memorial Parque Paulista, em Embu das Artes (SP).
Nascido Leon Chadarevian em Alepo, na Síria, ele chegou ao Brasil aos oito anos. Adotou o sobrenome Cakoff após ter um artigo de jornal censurado durante a ditadura.
Começou a carreira de crítico de cinema aos 19 anos, no "Diário da Noite" e no "Diário de São Paulo".
Em 1971, com US$ 300 e uma passagem permutada, viajou ao Festival de Cannes e começou a pensar numa maneira de levar filmes de fora do circuito para o Brasil.
Em 1974, foi para o departamento de cinema do Masp, onde criaria, em 1977, a 1ª Mostra de São Paulo, que inicia na sexta sua 35ª edição.
Cakoff integrou a equipe de articulistas da Folha de 1996 a 2000; entre agosto e setembro deste ano, foi colunista da Folha.com.
Ele deixa a mulher, Renata de Almeida, com quem teve Tiago e Jonas; e Laura e Pedro, do primeiro casamento, com Vera Lucia Caldas.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Repercussão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.