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EDUCAÇÃO
Estudantes aprendem matemática usando sua experiência de vida
Novo método de ensino dá prêmio a professora de SP
MARTA AVANCINI
da Reportagem Local
A criação de um método para
ensinar matemática baseado na
experiência de vida e no conhecimento prático de crianças que
moram em Franco da Rocha
-uma das cidades mais violentas
e carentes da Grande São Paulo-
rendeu à professora Cláudia Maria
Pereira, 30, um prêmio.
Ela integra um grupo de 17 professores de diferentes regiões do
Brasil que vão receber hoje, Dia do
Professor, em Brasília, o prêmio
Incentivo à Educação Fundamental, uma parceria do Ministério da
Educação e da Fundação Santista.
Também serão premiados hoje,
por terem desenvolvido trabalhos
considerados bem-sucedidos, outros 20 professores: 19 vão com o
Prêmio Professor Nota 10, da Fundação Victor Civita, e 1 com o título de Professora do Ano do Centro
do Professorado Paulista.
"Eu usava métodos tradicionais, mas, senti necessidade de
mudar porque a região onde trabalho é muito carente. Precisava
usar coisas que fizessem sentido
para os alunos", diz Cláudia, que
dá aulas na escola estadual Padre
Egydio José Porto.
No caso do projeto premiado
(ensino de medidas de capacidade), Cláudia procurou, em uma
primeira fase, perceber o que os
alunos sabiam. "Usei produtos de
supermercado. Percebi que eles
não tinham nenhuma noção." A
partir daí, ela procurou fazer a
ponte entre a prática e a teoria.
As crianças levaram para a sala
de aula objetos e instrumentos
usados para medir (fitas métricas,
mamadeiras etc), entrevistaram
pedreiros, compararam suas alturas, entre outras coisas. "Eles perceberam que alguns tinham mais
de um metro e meio de altura, outros não. Conforme o trabalho
evoluía, procurava sistematizar o
que eles aprendiam na prática."
A experiência de Cláudia se baseia em pressupostos do chamado
construtivismo -um conjunto de
teorias psicológicas que buscam
explicar as estratégias usadas para
as pessoas aprenderem, inspirado
nas teorias do psicólogo suíço Jean
Piaget (1896-1980).
Foi o mesmo espírito -de vincular a teoria com a experiência
concreta- que orientou o trabalho do professor de geografia Carlos Roberto Barbosa, um dos ganhadores do Professor Nota 10.
Em torno do tema industrialização, Barbosa desenvolveu um
conjunto de atividades -que resultaram em uma exposição de fotos feitas por seus alunos de 7ª série- e conseguiu problematizar
uma série de temas afins (urbanização, transportes, meio ambiente, violência, entre outros).
O trabalho foi feito em 97 na escola estadual Professor José Liberati, em Osasco (Grande São Paulo). "É um tema difícil. Comecei a
trabalhar com o filme "Tempos
Modernos' (Charles Chaplin) e
com a música "Fábrica' (Renato
Russo). Os resultados foram bons.
Os alunos assimilaram."
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