São Paulo, quinta, 15 de outubro de 1998

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EDUCAÇÃO
Estudantes aprendem matemática usando sua experiência de vida
Novo método de ensino dá prêmio a professora de SP

MARTA AVANCINI
da Reportagem Local

A criação de um método para ensinar matemática baseado na experiência de vida e no conhecimento prático de crianças que moram em Franco da Rocha -uma das cidades mais violentas e carentes da Grande São Paulo- rendeu à professora Cláudia Maria Pereira, 30, um prêmio.
Ela integra um grupo de 17 professores de diferentes regiões do Brasil que vão receber hoje, Dia do Professor, em Brasília, o prêmio Incentivo à Educação Fundamental, uma parceria do Ministério da Educação e da Fundação Santista.
Também serão premiados hoje, por terem desenvolvido trabalhos considerados bem-sucedidos, outros 20 professores: 19 vão com o Prêmio Professor Nota 10, da Fundação Victor Civita, e 1 com o título de Professora do Ano do Centro do Professorado Paulista.
"Eu usava métodos tradicionais, mas, senti necessidade de mudar porque a região onde trabalho é muito carente. Precisava usar coisas que fizessem sentido para os alunos", diz Cláudia, que dá aulas na escola estadual Padre Egydio José Porto.
No caso do projeto premiado (ensino de medidas de capacidade), Cláudia procurou, em uma primeira fase, perceber o que os alunos sabiam. "Usei produtos de supermercado. Percebi que eles não tinham nenhuma noção." A partir daí, ela procurou fazer a ponte entre a prática e a teoria.
As crianças levaram para a sala de aula objetos e instrumentos usados para medir (fitas métricas, mamadeiras etc), entrevistaram pedreiros, compararam suas alturas, entre outras coisas. "Eles perceberam que alguns tinham mais de um metro e meio de altura, outros não. Conforme o trabalho evoluía, procurava sistematizar o que eles aprendiam na prática."
A experiência de Cláudia se baseia em pressupostos do chamado construtivismo -um conjunto de teorias psicológicas que buscam explicar as estratégias usadas para as pessoas aprenderem, inspirado nas teorias do psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980).
Foi o mesmo espírito -de vincular a teoria com a experiência concreta- que orientou o trabalho do professor de geografia Carlos Roberto Barbosa, um dos ganhadores do Professor Nota 10.
Em torno do tema industrialização, Barbosa desenvolveu um conjunto de atividades -que resultaram em uma exposição de fotos feitas por seus alunos de 7ª série- e conseguiu problematizar uma série de temas afins (urbanização, transportes, meio ambiente, violência, entre outros).
O trabalho foi feito em 97 na escola estadual Professor José Liberati, em Osasco (Grande São Paulo). "É um tema difícil. Comecei a trabalhar com o filme "Tempos Modernos' (Charles Chaplin) e com a música "Fábrica' (Renato Russo). Os resultados foram bons. Os alunos assimilaram."



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