São Paulo, sábado, 15 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Escola que homenageia Octavio Frias de Oliveira é inaugurada no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

Com a vinculação do patrono da instituição ao aprimoramento do conhecimento e ao empreendedorismo, foi inaugurada ontem, na zona oeste do Rio, a escola municipal Octavio Frias de Oliveira, que homenageia o empresário e publisher da Folha, morto em 29 de abril de 2007, aos 94 anos.
A cerimônia foi também uma oportunidade para que os alunos conhecessem um pouco mais da história de Frias de Oliveira, que era carioca, nascido em Copacabana (zona sul).
O prefeito do Rio, Cesar Maia (DEM), disse que o empresário servirá de inspiração para os alunos que ali estudarão. "Essas crianças terão um patrono fundamental para a vida delas, porque a história do sr. Frias pode ser marcada por dois vetores: o da mobilidade social e o do empreendedorismo. A gente reafirma, com isso, que eles podem ter mobilidade social, mas, também, que precisamos desenvolver em nossas escolas o espírito de empreendedorismo, a busca de espaços e de oportunidades."
Falando em nome da família, Maria Cristina Frias contou às crianças presentes na cerimônia um pouco da história de seu pai, que, antes de adquirir a Folha em 1962, superou diversas adversidades, como a perda da mãe aos sete anos de idade e a necessidade de trabalhar para ajudar a família desde os 14.
"Dar nome a uma escola é muito apropriado porque o sr. Frias estimulava muito o estudo e o aprimoramento. Ele sempre dizia que o que a gente tem na cabeça ninguém tira da gente. O dinheiro tiraram dele várias vezes, mas o que ele sabia ninguém tirou", disse ela.
Presentes ao evento, os filhos Otavio Frias Filho, Luís Frias e Maria Helena Toledo Piza, além dos netos do publisher, conheceram a escola e assistiram a uma homenagem feita pelas crianças a seu pai e avô.
Também participaram da cerimônia o ministro do TCU e acadêmico da ABL Marcos Vilaça, o deputado federal e colunista Fernando Gabeira (PV) e os jornalistas e integrantes do Conselho Editorial da Folha Carlos Heitor Cony e Janio de Freitas.
"Acho importante a homenagem não só porque num futuro seremos [Rio e São Paulo] uma mesma cidade, mas porque somos um mesmo país, e o Rio cultua todas as pessoas que tiveram importância para o país, como ele, que nasceu aqui", disse Gabeira.
Cony lembrou que Octavio Frias de Oliveira sempre teve uma preocupação muito grande com a cidade do Rio. "Essa preocupação, evidentemente, refletiu-se no jornal. A homenagem é uma forma de retribuir esse reconhecimento a um homem que foi admirador e defensor da cidade".
Para Vilaça, a vinculação a um nome de escola é apropriada: "Associar o sr. Frias à educação tem tudo a ver, porque ele foi um homem que se preocupou com o crescimento econômico e com o desenvolvimento social. E desenvolvimento social é educar".
A escola municipal Octavio Frias de Oliveira atende hoje a 339 alunos da educação infantil e do ensino fundamental. A partir do ano que vem, 630 crianças estudarão no local.
O estabelecimento foi o 23º a ser construído seguindo o modelo de escolas padrão da Prefeitura do Rio. Elas são projetadas com a preocupação de garantir acessibilidade a portadores de necessidades especiais e de preparar as salas de aula para receber os mais modernos recursos pedagógicos.
Além disso, as construções são feitas de forma a diminuir os custos de manutenção, aproveitando ao máximo a luz e ventilação naturais.
O investimento para construção da escola -de R$ 3,3 milhões- foi bancado pela construtura privada Calper como contrapartida legal, com base em um decreto municipal de 1976, pela autorização para construção de empreendimento imobiliário na cidade.
A escola atende hoje tanto alunos de condomínios de classe média do largo do Anil, em Jacarepaguá, quanto filhos de moradores da favela Rio das Pedras, na zona oeste da cidade.


Texto Anterior: Reitoria da PUC: Recém eleito, Dirceu de Mello toma posse dia 29
Próximo Texto: STJ veta alta em plano de saúde para idosos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.