|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Após quatro meses, CET retoma
hoje fiscalização com radar móvel
Só 10 dos 26 dos aparelhos que operavam até agosto voltam a multar em SP
DA REPORTAGEM LOCAL
A CET retoma hoje a fiscalização com radares móveis em
São Paulo, que estava suspensa
há quatro meses, mas somente
com dez aparelhos -até agosto,
quando venceu o contrato com
a empresa que prestava o serviço, havia 26 equipamentos.
Os novos radares vão ser instalados em rodízio em 37 pontos de corredores exclusivos de
ônibus em avenidas da zona sul
-Santo Amaro, João Dias, Robert Kennedy, Teotônio Vilela
e José Diniz- e nas estradas do
M'Boi Mirim e de Itapecerica.
A maior parte dos pontos, 16, fica na avenida Santo Amaro.
Todos contam com câmeras
fotográficas que registram velocidade (máxima de 50 km),
invasão dos corredores exclusivos por veículos não autorizados e paradas proibidas.
O radar móvel, mais temido
exatamente por fiscalizar pontos de forma aleatória, é uma
das formas de impedir que carros entrem nos corredores e
provoquem a redução da velocidade dos ônibus.
Neste ano, a administração
Gilberto Kassab (DEM) enfrentou protestos de moradores da zona sul de São Paulo, inclusive com o bloqueio do trânsito, devido aos atrasos dos ônibus naquela região, que concentra 38% dos passageiros de
toda a cidade diariamente.
O protesto, que reuniu cerca
de mil pessoas, fechou durante
seis horas a ligação entre a estrada M'Boi Mirim e a avenida
Guarapiranga, e só acabou com
a intervenção da Polícia Militar, que utilizou bombas de
efeito moral e prendeu ao menos dez manifestantes.
Parte da responsabilidade
pela lentidão seria da entrada
de veículos nos corredores, irregularidade que a prefeitura
prometeu combater por meio
de maior fiscalização.
Embora a CET (Companhia
de Engenharia de Tráfego) não
divulgue a participação de cada
tipo de radar no total de multas,
há três anos os móveis respondiam por 26% da arrecadação.
Nova remessa
Outros três aparelhos também vão começar a multar ainda nesta semana, segundo a
CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Os 13 radares
móveis restantes, que fazem
parte de outro lote da licitação,
devem ser entregues no início
de janeiro, prevê a empresa.
Quando o contrato foi rompido, em 6 de agosto, a fiscalização eletrônica no trânsito ficou
restrita a 40 radares fixos, cem
lombadas eletrônicas e sensores fotográficos.
Segundo a CET, a licitação
aberta para a compra de 175 radares fixos, que chegou a ser
suspensa pela Justiça após recurso de um fornecedor, está
em fase final -65 equipamentos de um lote de 123 já estão
nas ruas e os demais devem ser
entregues à companhia no início do ano.
(JEC)
Texto Anterior: Bahia: Em Itabuna, 35 presos fogem da cadeia Próximo Texto: Incêndio destrói quatro secretarias Índice
|