São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

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Após quatro meses, CET retoma hoje fiscalização com radar móvel

Só 10 dos 26 dos aparelhos que operavam até agosto voltam a multar em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

A CET retoma hoje a fiscalização com radares móveis em São Paulo, que estava suspensa há quatro meses, mas somente com dez aparelhos -até agosto, quando venceu o contrato com a empresa que prestava o serviço, havia 26 equipamentos.
Os novos radares vão ser instalados em rodízio em 37 pontos de corredores exclusivos de ônibus em avenidas da zona sul -Santo Amaro, João Dias, Robert Kennedy, Teotônio Vilela e José Diniz- e nas estradas do M'Boi Mirim e de Itapecerica. A maior parte dos pontos, 16, fica na avenida Santo Amaro.
Todos contam com câmeras fotográficas que registram velocidade (máxima de 50 km), invasão dos corredores exclusivos por veículos não autorizados e paradas proibidas.
O radar móvel, mais temido exatamente por fiscalizar pontos de forma aleatória, é uma das formas de impedir que carros entrem nos corredores e provoquem a redução da velocidade dos ônibus.
Neste ano, a administração Gilberto Kassab (DEM) enfrentou protestos de moradores da zona sul de São Paulo, inclusive com o bloqueio do trânsito, devido aos atrasos dos ônibus naquela região, que concentra 38% dos passageiros de toda a cidade diariamente.
O protesto, que reuniu cerca de mil pessoas, fechou durante seis horas a ligação entre a estrada M'Boi Mirim e a avenida Guarapiranga, e só acabou com a intervenção da Polícia Militar, que utilizou bombas de efeito moral e prendeu ao menos dez manifestantes.
Parte da responsabilidade pela lentidão seria da entrada de veículos nos corredores, irregularidade que a prefeitura prometeu combater por meio de maior fiscalização.
Embora a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) não divulgue a participação de cada tipo de radar no total de multas, há três anos os móveis respondiam por 26% da arrecadação.

Nova remessa
Outros três aparelhos também vão começar a multar ainda nesta semana, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Os 13 radares móveis restantes, que fazem parte de outro lote da licitação, devem ser entregues no início de janeiro, prevê a empresa.
Quando o contrato foi rompido, em 6 de agosto, a fiscalização eletrônica no trânsito ficou restrita a 40 radares fixos, cem lombadas eletrônicas e sensores fotográficos.
Segundo a CET, a licitação aberta para a compra de 175 radares fixos, que chegou a ser suspensa pela Justiça após recurso de um fornecedor, está em fase final -65 equipamentos de um lote de 123 já estão nas ruas e os demais devem ser entregues à companhia no início do ano. (JEC)


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