São Paulo, terça-feira, 16 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rebelião em Minas Gerais termina e 6 detentos reféns são libertados
RANIER BRAGON
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Cerca de cem presos rebelados na Penitenciária de Teófilo Otoni (nordeste de Minas Gerais) mantiveram seis detentos reféns até o fim da noite de ontem.
Eles reivindicavam transferência para penitenciárias da Grande Belo Horizonte, pagamento de salários atrasados a detentos que prestavam serviços à penitenciária e ameaçavam matar os reféns.
Os presos tinham um revólver e várias armas brancas, obtidas no setor administrativo da cadeia.
Representantes do Ministério Público de Teófilo Otoni e da Secretaria de Justiça do Estado negociaram o fim da rebelião. Policiais militares cercaram o local.
O motim começou por volta das 10h30, durante o banho de sol, quando cerca de 16 rebelados dominaram os carcereiros da penitenciária, que tem 186 presos.
Outros detentos passaram a depredar celas e o setor administrativo. A Polícia Militar chegou ao local antes que houvesse fugas.
Os presos entraram em acordo com representantes da Secretaria de Justiça do Estado e do Ministério Público da cidade e começaram a liberar os reféns por volta das 20h. Todos foram soltos num período de 30 minutos.
A transferência dos 16 detentos para Belo Horizonte foi atendida. Alguns homens que participaram do motim tiveram ferimentos leves, segundo a Polícia Militar.
Os líderes do motim são os mesmos que fizeram rebeliões no início de dezembro na penitenciária Nélson Hungria, em Contagem, e no Centro de Remanejamento de Betim, ambos na região metropolitana de Belo Horizonte, segundo a Secretaria de Justiça.
Nesses dois motins, um preso foi assassinado, seis ficaram feridos e 17 pessoas foram mantidas reféns. Vários líderes da revolta foram transferidos para a penitenciária de Teófilo Otoni.


Texto Anterior: Policial diz que matou engenheiro no litoral gaúcho por engano
Próximo Texto: Presos matam com estilete colega que virou personagem de filme
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.