|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
CÉU DE BRIGADEIRO
Maior da América Latina, espaço ganhará pista e terminal
Aeroporto de Cumbica faz 20 anos em fase de crescimento
AMARÍLIS LAGE
CARLOS IAVELBERG
DA REPORTAGEM LOCAL
Enquanto mulheres muçulmanas se despedem chorando na fila
do check-in, um coral ensaia sua
apresentação na capela. Dois pisos abaixo, no setor de achados e
perdidos, um par de algemas de
pelúcia espera por seu dono. Na
torre, controladores de vôo passam as coordenadas para mais
um pouso. E um grupo de cinco
rinocerontes desembarca de um
avião vindo da África do Sul.
Esse é só um fragmento de um
dia no aeroporto internacional de
Cumbica, que completa 20 anos
nesta quinta-feira. Na semana
passada, a Folha acompanhou os
bastidores do maior aeroporto da
América Latina.
Localizado na Grande São Paulo, o Aeroporto Internacional de
São Paulo/ Guarulhos - Governador André Franco Montoro, ostenta números tão grandes quanto o próprio nome: cerca de 100
mil pessoas passam por dia pelo
local. São 19 salas VIP's, 370 empresas, 5.700 linhas telefônicas e
cerca de 13 milhões de passageiros por ano -um número ainda
abaixo da capacidade do local,
que comporta até 17 milhões.
E a previsão é de crescimento.
De acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), o terceiro terminal de Cumbica deve começar
a ser construído até o início do
próximo ano. O projeto está em
fase de licitação e deve ser concluído até 2012.
Também estão previstas novidades para este ano, como a inauguração de duas salas de projeção
e um espaço de descanso no qual
será instalado um aquário de 12 m
de extensão com peixes da bacia
amazônica. A inauguração das salas de projeção está prevista até
março, mas o acesso será restrito
a passageiros. No local, serão exibidos documentários, curtas-metragens, programas jornalísticos e
esportivos, entre outros.
Ampliação
Com a construção do terceiro
terminal, que terá 165 mil m2, a capacidade de Cumbica passará para 29 milhões de passageiros por
ano. A nova área terá 192 balcões
de check-in -atualmente são
260. As pontes de embarque passaram de 24 para 46. O novo espaço terá, ainda, uma área comercial
de quase 11 mil m2 e um estacionamento para 4.500 veículos.
Além do terminal, o projeto de
ampliação de Cumbica prevê a
construção de mais uma pista de
pouso e decolagem- atualmente
existem duas. De acordo com a
Infraero, cerca de R$ 1,6 bilhão serão investidos no processo. A verba será proveniente do faturamento da empresa.
Para o superintendente da Infraero regional Sudeste, Michel
Choueri, a ampliação do aeroporto é uma exigência da economia
brasileira. "Antes, houve um período em que se fazia planos e
projetos, mas se aguardava um
oportunidade adequada. Agora, é
o momento para se fazer esses investimentos", afirma.
Trem
Todas essas obras de ampliações esbarram em uma imposição
da Infraero: a construção de uma
linha ferroviária que ligará Cumbica ao centro da cidade São Paulo. Sem isso, a empresa diz que
não faz sentido aumentar a capacidade do aeroporto, pois o acesso
dos passageiros será complicado.
A idéia é que a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aproveite trechos já existentes de linhas ferroviárias e
construa o restante. Atualmente,
há duas propostas para a instalação do ponto final da linha: a estação Barra Funda (na zona oeste de
São Paulo) e a estação Júlio Prestes (região central).
O governador Geraldo Alckmin
(PSDB) estuda a possibilidade de
a iniciativa privada integrar a
equipe responsável pela construção dessa linha ferroviária por
meio de uma PPP (Parceria Público Privado).
Para viabilizar Expresso Aeroporto, como tem sido chamado o
trem, e discutir as outras obras
que serão executadas, um grupo
de trabalho formado pela Infraero, Governo do Estado e prefeitura de Guarulhos vai concluir, no
início de fevereiro, um estudo sobre a ampliação de Cumbica.
"O objetivo desse grupo é estabelecer as formas de cooperação e
a participação de cada um dos entes na ampliação do aeroporto de
Guarulhos", disse Choueri, que
integra a comissão.
A primeira reunião do grupo está marcada para amanhã. Na pauta também consta o destino de
cerca de 5 mil famílias que moram
próximo ao local onde será construída a pista e, por isso, terão de
ser removidas.
Segundo lugar
Se nesta semana Cumbica comemora 20 anos como o maior
aeroporto da América Latina, ao
completar 40 a situação pode não
ser mais essa. Isso porque o Aeroporto Internacional de Viracopos,
em Campinas (95 km de São Paulo), também será ampliado.
A previsão do Plano Diretor do
local é que seja instalada em Viracopos uma estrutura com capacidade para 55 milhões de passageiros e 470 mil operações de pouso e
decolagem por ano.
"Isso não quer dizer que o movimento de Guarulhos vá se transferir para Viracopos. Queremos
que ambos se somem. A idéia é
que o crescimento do país exija
não somente esses dois, mas, provavelmente, outros aeroportos
grandes no país", afirma Choueri.
Texto Anterior: Há 50 anos Próximo Texto: Sem anestesia, diarista deu à luz no saguão Índice
|