São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Má aplicação pode trazer problema a olho e pálpebra

DA REPORTAGEM LOCAL

A má aplicação do botox envolve riscos, ainda que temporários. A pessoa pode ficar com a pálpebra caída e com sintomas do olho seco, segundo a dermatologista Denise Steiner.
Esse tipo de problema ocorre quando a aplicação é feita muito perto do olho, atingindo o músculo abaixo da pálpebra. A secura do olho pode acontecer se a substância atingir as glândulas lacrimais.
Steiner diz que os erros também podem ocorrer quando há mudança do tipo de toxina botulínica utilizada. "Há diferença no raio de ação do produto. É um erro técnico."
Usado inicialmente para corrigir problemas neuromusculares -como espasmos na pálpebra e estrabismo-, hoje o botox é usado para levantar a ponta do nariz, corrigir vincos da pele do colo, rugas no pescoço e arredondar queixos.
O produto se popularizou no país a partir de 2000, quando a comercialização foi liberada pela Anvisa. Hoje, há uma unanimidade entre os médicos sobre a segurança do produto.
O Brasil importou no ano passado, entre janeiro e novembro, 130 mil frascos de toxina botulínica, de acordo com a Anvisa, o que o coloca no segundo lugar do ranking internacional de uso do produto.


Texto Anterior: Estética da vaidade: Efeito do botox seduz até jovens de 20 anos
Próximo Texto: Mistura causa alergia e atrofia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.