São Paulo, sexta-feira, 16 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESASTRE
Herbert deve fazer novo exame

Médica diz que família deve contar sobre morte

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A médica e psicóloga Regina Trotto, do Hospital Copa D'Or, onde o músico Herbert Vianna, 39, está internado desde o último dia 4 em estado de coma após um acidente de ultraleve em Mangaratiba (a 60 km do Rio de Janeiro), disse ontem ser melhor para o líder do grupo Paralamas do Sucesso que ele fique sabendo da morte da mulher, Lucy Vianna, pela própria família.
"Se a família for capaz de dar essa notícia ela faz isso. Notícia médica quem dá é o médico. Notícia pessoal quem dá é a família", avalia Regina.
A médica e psicóloga acredita que a família de Herbert está preparada para falar sobre a morte de Lucy para o líder dos Paralamas. "Não existe uma receita de bolo. O importante é dizer a verdade", explicou Regina, afirmando que o paciente, ao "acordar" do estado de coma, sinaliza o que pode e quer ouvir.
"Nós precisamos ficar atentos aos sinais para saber a hora certa de abordar o assunto", afirmou Regina.

Compreensão
Uma das orientações que Regina tem dado à família de Herbert e aos próprios médicos diz respeito ao que tem sido falado ao redor do músico.
"Existem casos em que o paciente, mesmo em estado de coma, ouve e compreende tudo o que é dito próximo a ele mesmo que não consiga dar sinais de lucidez."
A médica disse que, em situações de acidentes graves como o de Herbert, é comum que os familiares se sintam estressados e até incompreendidos pelos médicos. "A minha função é dar acolhimento, atenção, e fazer uma ponte entre a família e os médicos", disse Regina.
Ontem, Hermano Vianna, pai de Herbert, e um dos irmãos do cantor chegaram a passear abraçados, tranquilamente, pela calçada em frente ao Copa D'Or.
Hermano não quis falar com a imprensa, mas cumprimentou os repórteres com um sinal de positivo demonstrando o otimismo com que tem acompanhado a recuperação do filho. Até então, a família se restringia a ficar nas dependências do hospital.
Hoje, o músico deverá fazer nova tomografia do crânio e do tórax. A expectativa, após 48 horas sem notícias oficiais, é que até o início da tarde de hoje os médicos divulguem mais um boletim com informações sobre o estado de saúde do cantor.


Texto Anterior: Cubatão: Empresa vê falha humana em vazamento
Próximo Texto: Campinas: PCs com dados de pesquisa são roubados do IAC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.