São Paulo, quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ENERGIA


Horário de verão acaba à meia-noite de sábado em dez Estados e no Distrito Federal
O horário de verão acaba à meia-noite de sábado, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora nos Estados do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, de São Paulo, de Minas Gerais, de Goiás, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná e no Distrito Federal. O horário de verão começou em 16 de outubro do ano passado.
Dados preliminares do Ministério de Minas e Energia apontam que a medida gerou redução de 4,6% na demanda por energia no Sudeste e no Centro-Oeste e de 5,6% no Sul. A demanda é a quantidade máxima de energia consumida em um determinado momento do dia, geralmente no horário de pico, entre as 17h e as 22h.
A quantidade de energia que deixou de ser consumida -2.225 MW- equivale à demanda de uma cidade de 4,5 milhões de habitantes. Para o governo, a meta foi "plenamente atingida". A energia que deixou de ser consumida equivale à economia de US$ 1,1 bilhão (cerca de R$ 2,35 bilhões), segundo o governo. Se não houvesse o horário de verão, seria necessário construir novas usinas termelétricas para garantir o fornecimento em horário de pico. (DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Garota de 9 anos ajuda mãe a separar lixo
Próximo Texto: Carnaval: Mancha Verde vai desfilar no Grupo Especial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.