São Paulo, quinta-feira, 16 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA CONFISCADA

Fiscais apreenderam livros que estavam em estande montado por ONG alegando que local não tinha autorização de uso do espaço público

Prefeitura desmonta "Bienal alternativa" na praça da Sé

LUCAS NEVES
DA REPORTAGEM LOCAL

"Sou um pássaro sobrevivente, exilado da minha sensibilidade." Foi aos versos do poema "Pássaro", de autoria do acreano J.G. de Andrade Jorge, que o ambulante Lamartine Brasiliano recorreu para se expressar sobre o desmonte do "banquete literário" que era "servido" na praça da Sé (centro) havia nove dias.
Por volta da 1h30 de ontem, fiscais da Subprefeitura da Sé apreenderam uma estante, mesas, cadeiras e cerca de 2.500 livros que faziam parte da "Bienal alternativa" promovida pela ONG Educa São Paulo.
Entre as obras oferecidas gratuitamente para a leitura, havia clássicos de Machado de Assis, Eça de Queirós e José Saramago. Os livros e móveis foram levados ao depósito da subprefeitura.
De acordo com a administração regional, os objetos dividiam espaço, em uma tenda, com um homem que dormia. Foi pedido a ele que apresentasse autorização de uso do espaço público. Segundo a subprefeitura, como não foi mostrado nenhum documento, o material foi confiscado.
Celso Fonseca, que dormia na barraca e havia sido designado para cuidar dos livros, contesta. "Não pediram nada. Mostrei um papel com o endereço da ONG, o fiscal viu o nome do Devanir [Amâncio, presidente], rasgou e disse que ia levar tudo."
A subprefeitura informou que a autorização para a ocupação da praça foi expedida no último dia 7 e que Amâncio simplesmente não foi buscá-la. Já o presidente da ONG diz ter ido à prefeitura em busca do papel duas vezes, ambas sem sucesso. Amâncio classificou a ação dos fiscais de "covardia cultural" e sugeriu que ela tenha sido motivada por um incômodo supostamente causado pelo desvio de foco midiático da 19ª Bienal do Livro -que ocorre no Anhembi. "Montaremos o banquete na av. Paulista na segunda-feira", desafiou.


Texto Anterior: Juventude encarcerada: Ano eleitoral apressa fim da Febem Tatuapé
Próximo Texto: Panorâmica - Bandeirada: Taxistas querem reajuste de 37% nas tarifas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.