São Paulo, quarta-feira, 16 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SP pede a quem for viajar que atualize vacina de sarampo

Caso de morador de Campinas que voltou doente da Disney foi o primeiro importado no Estado desde 2005

Aqueles que não têm caderneta de vacinação ou não se lembram se já a tomaram também devem se imunizar

JULIANNA GRANJEIA
DE SÃO PAULO

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo emitiu alerta para que as pessoas que forem viajar para o exterior ou outros Estados brasileiros tomem a vacina contra sarampo, caso estejam com a imunização atrasada.
A medida foi tomada após a confirmação do primeiro caso importado de sarampo no Estado desde 2005. No dia 10, a doença foi diagnosticada em um homem de 41 anos. O paciente, que já teve alta, visitou a Disney (EUA) e voltou para o Brasil em janeiro. Segundo a secretaria, houve evidência de surto em Canadá, EUA e Argentina.
A tríplice viral, que protege ainda contra rubéola e caxumba, é a vacina usada contra o sarampo. Os que não têm caderneta ou não se lembram se tomaram a vacina também devem tomá-la.
A diretora de imunização da secretaria, Helena Sato, disse que a ação é preventiva para evitar que a doença volte a circular em São Paulo.
"É uma atualização. Não há necessidade de tomar vacina se a caderneta estiver em ordem. Não é um chamado para todo mundo tomar a vacina de novo", afirmou.
Após ficar três anos sem ter casos de sarampo, no ano passado o Brasil bateu o recorde de registros da doença na década.
Segundo o Ministério da Saúde, foram confirmados 68 casos em três Estados. O mais afetado foi a Paraíba, com 57. As outras notificações ocorreram no Rio Grande do Sul (8) e no Pará (3). Desde 2001, o ano com mais casos de sarampo no país foi 2006, com 57.

Colaborou ANDRÉ MONTEIRO


Texto Anterior: Justiça autoriza agentes a entrar em casa fechada
Próximo Texto: Litoral: Guarujá teve 5.662 casos de diarreia desde dezembro
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.