UOL


São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Bulas de pílulas terão aviso sobre riscos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai exigir que as bulas de anticoncepcionais contenham avisos sobre os riscos das dosagens de hormônios. Quanto mais alta a concentração, maior o perigo de tromboembolismo (formação de coágulos sanguíneos com entupimento de vasos e artérias). O presidente interino da Anvisa, Cláudio Maierovitch Pessanha Henriques, diz que a medida está em "fase de conclusão". Os remédios não serão recolhidos e os laboratórios terão prazo para se adaptarem.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) divulgou ontem pesquisa segundo a qual três dos anticoncepcionais mais vendidos no país (Diane 35, Femiane e Minulet) não deveriam ser a primeira opção das consumidoras. Por causa de seus componentes, haveria mais riscos e deveriam ser usados só em casos específicos, com orientação médica. Os laboratórios Schering do Brasil (Diane e Femiane) e Wyeth (Minulet) negam problemas com esses medicamentos. (DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Tatuí: Professora de 114 anos morre no interior de SP
Próximo Texto: Violência: Grupo invade Santa Casa no Rio e mata paciente com três tiros
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.