São Paulo, sexta-feira, 16 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

USP, Unicamp, Unesp, UFSCar, Unifesp, ITA e PUC decidiram as datas unificadas para o próximo vestibular

Universidades de SP divulgam calendário

DA REPORTAGEM LOCAL

Seis universidades públicas e duas particulares do Estado de São Paulo divulgaram ontem as datas de seus vestibulares de fim de ano. O calendário foi decidido em conjunto para evitar coincidências de dias de prova. As instituições participantes são USP, Unicamp e Unesp (estaduais), UFSCar, Unifesp e ITA (federais) e PUC de São Paulo e PUC de Campinas (particulares).
Há coincidência nos dias de prova apenas do ITA, que tem somente cursos na área tecnológica, e da Unifesp, especializada na área de saúde. As duas instituições terão exames nos dias 15 e 16 de dezembro. Como no ano passado, a primeira prova dos grandes vestibulares para ingresso em 2005 será a primeira fase da Unicamp, no dia 28 de novembro.

Unicamp só pela internet
As inscrições para o próximo vestibular da Unicamp só poderão ser feitas pela internet. No último processo seletivo, 23,5% dos inscritos declararam não possuir computadores com acesso à rede e 16% disseram não ter nenhum computador.
Segundo o coordenador-executivo da comissão responsável pelo vestibular, Leandro Tessler, a medida foi tomada para "facilitar a vida do aluno". "Muitos estudantes tinham de viajar apenas para entregar a ficha de inscrição com a foto. No Rio Grande do Sul, vi um rapaz que viajou 400 quilômetros para se inscrever."
O processo também deve baratear os custos do vestibular, já que as fichas de inscrição não terão mais de ser digitadas e os postos que as recolhiam não serão montados. Segundo Tessler, serão disponibilizados computadores no campus da Unicamp para os estudantes que não têm acesso à rede. "Toda escola, em tese, tem um computador ligado à internet."
Com a inscrição pela internet, os candidatos não terão de assinar a ficha de inscrição, o que era uma medida de segurança para evitar os chamados candidatos-pilotos -estudantes bem preparados que fazem a prova no lugar de outro. Para compensar isso, de acordo com Tessler, a partir do próximo vestibular, na hora da prova, todos os candidatos terão de registrar as suas impressões digitais, que serão escaneadas e comparadas no momento da matrícula. (ANDRÉ NICOLETTI)


Texto Anterior: Polícia desbarata um "disque-droga"
Próximo Texto: Lula sanciona a lei que cria o novo sistema de avaliação de ensino
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.