São Paulo, quinta-feira, 16 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADMINISTRAÇÃO

Valdemir Garreta deixa cargo, que será assumido por José Américo Dias, e vai para o Abastecimento

Marta muda secretário de Comunicação

JOÃO CARLOS SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

A prefeita Marta Suplicy (PT) anunciou ontem uma das principais mudanças no primeiro escalão da administração desde sua posse, no ano passado. Na próxima segunda-feira, o comando da Secretaria de Comunicação Social, estratégica por envolver a publicidade da administração em ano de eleição, passará das mãos de Valdemir Garreta para o jornalista José Américo Dias.
O novo secretário já ocupava cargo no governo -está há menos de dois meses no comando da Secretaria de Abastecimento e foi administrador da regional Vila Mariana. Segundo petistas, ele é ligado principalmente ao presidente do Diretório Nacional do PT, José Dirceu.
Garreta continuará no governo, comandando a Secretaria de Abastecimento, que incorporará o nome "Projetos Especiais" e terá funções ampliadas. A idéia é que ele supervisione projetos considerados prioritários pelo governo.
A mesma secretaria havia sido oferecida anteontem pela prefeita ao vereador Carlos Neder (PT), que recusou o cargo.
Na Câmara Municipal, Neder faz parte de um grupo de petistas descontentes com os rumos do governo. O grupo tem divergências com o secretário Rui Falcão (Governo), a quem Garreta e Dias são ligados.
Ao anunciar a recusa ao convite, o vereador distribuiu um comunicado cujo teor destoa de críticas recentes que fez à gestão Marta.
"Ele [o convite de Marta" se mostra bem mais significativo e complexo do que simplesmente buscar aproximação com o vereador ou com um "grupo" [do PT no Legislativo". A prefeita está adotando decisões estratégicas, de estadista, apontando para mudanças e visando ao futuro do governo", diz trecho do comunicado.
Ao relatar a conversa que teve com a prefeita, o vereador disse ontem que o convite surgiu de uma decisão pessoal de Marta, não discutida no governo. Ele afirmou que não teria tido uma conversa "tão aprofundada" se o convite tivesse partido de "outros setores do governo".
Na prefeitura, é comum que as mudanças no primeiro escalão sejam articuladas pelo secretário de Governo. Falcão disse ontem que foi avisado do convite pela prefeita e que mudanças no secretariado são feitas por Marta (leia texto nesta página).

Coordenador
Garreta será o terceiro petista a comandar a Secretaria de Abastecimento. Antes de Dias, Jilmar Tatto (atual secretário de Implementação das Subprefeituras) comandou o órgão.
Depois de ficar 17 meses no núcleo do governo e de participar das principais decisões estratégicas, Garreta assumirá uma secretaria que perderá parte de suas atuais funções quando forem criadas as subprefeituras.
Isso acontecerá porque as atividades da secretaria serão absorvidas pelos novos órgãos, que substituirão as atuais administrações regionais. O projeto que cria as subprefeituras está tramitando na Câmara Municipal.
Segundo a Folha apurou, a secretaria passará a coordenar projetos de interesse do governo que estão sob responsabilidade de outros secretários. O novo secretário será algo como um gerente que cobrará produtividade de seus colegas do governo.
Uma das tarefas será cobrar cumprimento de prazos para viabilizar a entrega de uniformes aos alunos da rede municipal em agosto, como prometeu Marta. Procurado ontem pela reportagem, Garreta disse que só comentará a mudança de cargo na próxima segunda-feira.



Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Rui Falcão nega ter perdido poder no governo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.