São Paulo, sábado, 16 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

UNE discute eleições diretas e fim do monopólio nas emissões de carteirinhas
A UNE (União Nacional dos Estudantes) coloca em pauta hoje, em seu 47º Congresso Nacional, que acontece em Goiânia (GO), a proposta de eleições diretas para presidente da entidade e a sugestão de fim do monopólio das entidades na emissão das carteirinhas de estudante.
A estratégia dos organizadores do congresso é fazer essas discussões hoje e deixar amanhã, último dia do congresso que começou na quarta-feira, livre apenas para o debate e eleição do novo presidente da UNE.
A eleição na entidade hoje é indireta. De dois em dois anos, delegados eleitos nas faculdades se credenciam para votar no congresso. Grupos de oposição à principal força política na entidade, o PC do B, crêem que há chances de a proposta ser aceita.
Pode ser aprovada também a proposta de um plebiscito nacional para que os estudantes decidiam se querem eleições diretas ou não, idéia que encontra menos resistência em setores que apoiam o PC do B.
"A eleição direta não é uma tática para derrotar o PC do B, mas sim uma forma de restabelecer o contato da UNE com a verdadeira base do movimento estudantil ", afirma Rodrigo Abel, 24, candidato da tendência Articulação na Luta (PT) à presidência da entidade.
O atual presidente da UNE, Wadson Ribeiro, 25, é contra essas mudanças. "Achamos que, no movimento estudantil, essa (eleições diretas) não é a maneira mais democrática de escolher o presidente", diz Ribeiro.
A discussão sobre o fim do monopólio das entidades estudantis na emissão das carteirinhas de estudante está sendo proposta também por entidades de oposição a atual diretoria. Os estudantes devem fazer hoje, no centro de Goiânia, um protesto contra o apagão e a favor da CPI da corrupção. (ANTÔNIO GOIS, ENVIADO ESPECIAL A GOIÂNIA)


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Impotência: Mais remédios vão chegar no fim do ano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.