São Paulo, domingo, 16 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPA

Repartições públicas, escolas, bancos, indústria e comércio alteram seus expedientes em razão da partida contra a Bélgica

Cidades se ajustam ao horário da seleção amanhã

DA REPORTAGEM LOCAL

A classificação da seleção brasileira para as oitavas-de-final da Copa mexeu nos horários do funcionalismo público estadual e municipal e também vai alterar o expediente dos bancos.
O Brasil joga amanhã, às 8h30, contra a Bélgica. Por causa do horário, as agências bancárias irão funcionar somente depois do meio-dia, segundo determinação do Banco Central.
Mas o horário de fechamento das agências -entre 15h e 16h, dependendo da localidade- continua o mesmo, segundo nota da Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos).
Esse expediente será adotado sempre que os jogos da seleção na Copa acontecerem às 8h30.
Pela segunda vez desde que o torneio começou, os funcionários públicos estaduais vão ter o horário de serviço alterado. O expediente das repartições públicas -que normalmente vai das 9h às 18h- começará às 12h30.
A alteração foi adotada por meio de decreto assinado pelo governador Geraldo Alckmin.
Os servidores estaduais deverão compensar -conforme determinação dos chefes de setores- as horas não-trabalhadas.
Na prefeitura paulistana, o expediente dos funcionários está marcado para começar um pouco mais tarde, a partir das 13h.
As escolas municipais também terão seu horário alterado para às 13h, mas as creches abrirão no horário normal de funcionamento.
Os decretos estadual e municipal não se aplicam a unidades que funcionem ininterruptamente ou que prestem serviços essenciais, como hospitais e postos de saúde.
A maioria dos shoppings da cidade de São Paulo mudará seu horário de abertura, mas cada unidade determinará sua própria programação. Os shoppings Iguatemi, Market Place, Ibirapuera e Villa-Lobos, por exemplo, abrirão às 11h. Já o shopping Pátio Higienópolis e o Paulista começarão a funcionar às 11h30.

Interior
Em São José dos Campos (a 91 km da capital), no Vale do Paraíba, as creches anteciparão o horário de entrada das crianças para as 6h. Nas indústrias da região, serão aplicados horários diferentes. Na Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), por exemplo, os trabalhadores da produção, do primeiro turno, que deveriam sair às 15h, foram dispensados.
Na GM (General Motors), os funcionários do primeiro turno sairão às 8h para assistir ao jogo e retornarão às 11h.
Para evitar o esvaziamento das lojas e permitir que os funcionários assistam à partida, o comércio de Ribeirão Preto (a 314 km) e de Franca (a 400 km) vai abrir das 10h45 às 18h.
Em Araraquara (a 273 km), o funcionamento do comércio vai ser das 12h às 18h. Barretos (a 424 km) terá o funcionamento das lojas das 11h às 18h.


Colaboraram a FOLHA VALE e a FOLHA RIBEIRÃO


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Mortes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.