São Paulo, sábado, 16 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aluna diz que "galera levou teste na brincadeira"

DA REPORTAGEM LOCAL

Estudantes do ensino médio de São Caetano do Sul dizem que a maioria dos alunos mais velhos não levou o questionário a sério, principalmente em razão de não ser obrigatório informar o nome.
"A galera toda levou o teste na brincadeira. Acho que não vai ajudar em nada a descobrir casos de violência", afirmou Caroline Ferraz, 16, estudante do 3º ano do ensino médio da escola Alcina Dantas Feijão.
Outra aluna, do 1º ano do ensino médio, concorda. "O pessoal ficava zoando com as perguntas", conta ela, que prefere não se identificar. O teste questionava se os estudantes participavam de alguma gangue, se já haviam sido estuprados e se eram heterossexuais ou homossexuais.
Ela disse, entretanto, não ter ficado ofendida ou constrangida com o teor das perguntas. "Achei as questões meio bestas, mas não tive problema em responder", afirmou. Nesse caso, pondera, o fato de não precisar colocar o nome foi positivo.
A pedagoga Maria Ângela Barbato Carneiro, da PUC-SP, diz que a falta do comprometimento dos jovens pode distorcer o resultado da pesquisa.
"É preciso explicar antes o objetivo do questionário. Acho natural que um jovem não se sinta agredido com essas perguntas porque faz parte do dia-a-dia deles, está na TV, na internet", afirma.

Repetição
Outra reclamação comum entre os estudantes foi que muitas das perguntas pareciam se repetir no questionário.
"Perguntaram umas cinco vezes se a gente havia sofrido algum tipo de violência", afirma Ana Carolina Kozara, 17, aluna do 2º ano.
Ela respondeu à pesquisa na última quarta-feira. Em sua opinião, seria bom se o questionário ajudasse a resolver casos de bullying -apesar de garantir que nunca viu nada desse tipo acontecer na escola.
Nem todos os alunos, porém, responderam ao questionário. A estudante Roberta Perin, 15, por exemplo, faltou no dia em que o teste foi aplicado e não precisou respondê-lo depois.
"Eu estava com caxumba e não vim. Mas ouvi muitos comentários dos colegas sobre o assunto."
(AB e DT)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Acidente na Régis causa 3 mortes e bloqueio da rodovia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.