São Paulo, terça-feira, 16 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Base aliada racha e não vota criação de subprefeituras

MELISSA DINIZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Desentendimentos entre vereadores da base aliada, sobretudo os do PMDB, impediram ontem a votação na Câmara paulistana do projeto que cria as subprefeituras.
Na semana passada, os vereadores fizeram acordo para votar ainda neste mês o projeto. No meio da tarde de ontem, divergências sobre alguns pontos, como a divisão dos distritos nas unidades administrativas, dividiram as opiniões dos aliados.
Outro ponto polêmico é o conselho de representantes. A idéia defendida pelo Executivo é que cada subprefeitura tenha o trabalho acompanhado e fiscalizado por um conselho, que seria criado por iniciativa da Câmara.
Mas a proposta não agrada aos vereadores, que temem perder poder em suas áreas de influência. "Sou contra o conselho desde o primeiro momento porque acho que ele vai tirar o papel do vereador", disse Antônio Carlos Rodrigues, líder do PL.
Há quatro propostas de modificação para o projeto tramitando da Casa. Além disso, a prefeita Marta Suplicy (PT) deve enviar um novo texto à Câmara com algumas modificações.
Segundo a vereadora Myryam Athie (PMDB), o governo está pressionando os aliados a votarem os projetos do Executivo. "Só quero votar em agosto. Eles estão fazendo pressão política, dizem que, se a base votar, vai ter espaço no governo."
O líder do governo, José Mentor (PT), nega a pressão. "Desconheço isso, estamos trabalhando para votar os projetos em julho, o método é o do convencimento."
Para o projeto ser votado neste mês, ele deve ser apreciado em primeira votação ainda hoje e em segunda votação na quinta, dia em que os aliados pretendem votar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2003.
Pela Lei Orgânica do Município, a Câmara encerra os trabalhos do semestre assim que a LDO for aprovada.



Texto Anterior: Administração: Cortes devem atingir obras da prefeitura
Próximo Texto: Marta reenvia ao BID projeto para o centro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.