UOL


São Paulo, sábado, 16 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Mudança pode beneficiar municípios do Estado de São Paulo, diz fundação

Funasa irá priorizar saneamento

DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério da Saúde mudou os critérios que definem a destinação de verbas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Agora, a escolha dos municípios beneficiados será feita a partir de dados relacionados a saneamento.
Antes, o processo de escolha era baseado em informações epidemiológicas. Ou seja, entre uma cidade sem água encanada e outra com altos índices de doença de Chagas, optava-se em destinar verbas para a última.
A mudança de diretrizes está relacionada à criação, no Ministério da Saúde, da Secretaria de Vigilância em Saúde, que possui verbas específicas para o controle epidemiológico. "Criamos a secretaria para que ela trabalhe com esse papel [controle de doenças endêmicas]. A Funasa deixou de ter essa responsabilidade para poder se concentrar no saneamento básico. Nós estamos fortalecendo as duas áreas", disse o ministro Humberto Costa.
Ontem, o ministro e o presidente da Funasa, Valdi Camarcio Bezerra, reuniram-se com prefeitos de cerca de 150 municípios de São Paulo para apresentar os novos critérios adotados. Atualmente, São Paulo é um dos Estados que menos recebem recursos da Funasa, cujo orçamento previsto para este ano é de R$ 120 milhões.


Texto Anterior: Justiça: Supremo vai investigar denúncia de assédio
Próximo Texto: Invasões: Os sem-teto do centro estão agora sem destino
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.