UOL


São Paulo, sábado, 16 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palafitas serão retiradas em PE

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Sete meses após a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à favela de palafitas de Brasília Teimosa, em Recife, o ministro Olívio Dutra (Cidades) e o prefeito João Paulo (PT) assinaram ontem, no local, a ordem de serviço para a reurbanização da região.
A obra, orçada em R$ 16 milhões e que deve durar dez meses, prevê a retirada das 561 famílias e a construção, em mutirão, de casas no bairro de Cordeiro (zona oeste) para os desalojados. Até ontem, 177 moradores haviam sido retirados e estavam recebendo auxílio-moradia de R$ 151/mês.
Com a medida, Recife ganhará 1,3 km de praia. Brasília Teimosa fica ao norte de Boa Viagem, praia mais frequentada da cidade. No terreno onde estão as palafitas haverá uma área de lazer, com pista de skate, playgrounds, quiosques, banheiros e estacionamento.
"Estive aqui no dia 10 de janeiro e estou retornando para que a palavra do presidente da República seja cumprida", disse o ministro.
Brasília Teimosa surgiu com uma invasão iniciada em 1947 e se consolidou anos depois, na época da construção da capital federal, após despejos e reinvasões.


Texto Anterior: Famílias tentam invadir praia
Próximo Texto: Habitação: Líder de sem-teto é assassinado em Olinda
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.