São Paulo, terça-feira, 16 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Juíza temia processo de policial, diz família

Segundo parentes, Patrícia Acioli chegou a alterar rotina com a proximidade de julgamento de acusado de chacina

Juízes que substituirão a magistrada morta se apresentam hoje com esquema de segurança do Tribunal de Justiça


MARCO ANTÔNIO MARTINS
RODRIGO RÖTZSCH
ITALO NOGUEIRA

DO RIO

A juíza Patricia Acioli, morta na última quinta-feira em Niterói, temia um julgamento marcado para ontem a ponto de alterar sua rotina, segundo relataram à polícia parentes e conhecidos.
O caso é o do policial civil aposentado Luiz Jason Tosta Pereira, acusado de ser um dos responsáveis por uma chacina de cinco homens em São Gonçalo, em 1993.
"O crime teria sido praticado por motivo torpe, qual seja, execução das vítimas consideradas criminosas em "justiçamento" típico de atividade de extermínio", escreveu Acioli na decisão em que determinou a manutenção da prisão temporária, em dezembro de 2009.
Em março, Jason foi posto em liberdade após ter o habeas corpus concedido pelo Tribunal de Justiça do Rio.
Com a proximidade do julgamento, Patrícia Acioli evitava sair de casa. Segundo parentes, essa rotina passou a ser comum a partir de fevereiro, quando as ameaças contra ela aumentaram.
Segundo depoimentos, a juíza deixava sua casa para ir ao Fórum de São Gonçalo, onde era titular da 4ª Vara Criminal, e ia de lá para casa, em Niterói. Foi assassinada quando chegava em casa.
A Folha tentou entrar em contato com o advogado de Jason, mas ninguém atendeu o telefone em seu escritório.
O julgamento será em 30 de setembro e ficará a cargo do juiz Alexandre Oliveira Camacho de França, um dos três que substituirão Acioli.
Os outros dois são Marcelo Castro da Silva Ferreira e A- dillar Teixeira da Silva Pinto.
O três magistrados se apresentam hoje em São Gonçalo. Todos contarão com esquema de segurança do Tribunal de Justiça -Acioli não tinha escolta desde 2007, apesar das ameaças.


Texto Anterior: Lixo: São Paulo recebe primeiro contêiner e coleta mecanizada
Próximo Texto: Família da juíza critica atitude do governo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.