São Paulo, terça, 16 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exame tinha reprovado PM do caso Cleucy

da Sucursal de Brasília

O tenente da PM Paulo César Cury foi reprovado no exame psicotécnico quando prestou concurso para o curso de formação de oficias da instituição. Ele foi preso na sexta-feira à noite acusado de fornecer equipamentos de comunicação e coletes à prova de bala aos sequestradores de Cleucy Meirelles de Oliveira, 12, filha do deputado distrital Luiz Estevão.
A menina foi libertada na madrugada de sexta-feira pelo Grupo de Repressão a Sequestro da Polícia Civil. Na operação, um dos sequestradores, Claudione Alves de Faria, foi morto.
O líder dos sequestradores era o tenente da PM Osmarinho Cardoso da Silva, que também foi reprovado no psicotécnico. De acordo com o relações-públicas da PM, tenente-coronel João Coelho Vítola, tanto Osmarinho quanto Cury só permaneceram na PM por meio de liminares. Eles entraram com ações na Justiça afirmando que os critérios de avaliação no exame eram "subjetivos".
Delegados da Polícia Civil estiveram durante a tarde de ontem na casa do deputado Luiz Estevão para tomar o depoimento de sua filha, Cleucy. Eles chegaram às 15h e até o fechamento desta edição não haviam saído. A professora de caratê da menina chegou às 17h20 e foi dispensada em seguida. Ela não quis se identificar.
Luiz Estevão esteve no Palácio do Planalto ontem pela manhã, onde foi recebido pelo secretário-geral da Presidência, Eduardo Jorge. Estevão foi agradecer o empenho e a solidariedade durante o sequestro. O deputado visitou também o ministro da Justiça, Iris Rezende, e o governador do Distrito Federal, Cristovam Buarque.
Desmilitarização
O procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, defendeu ontem a desmilitarização da PM durante debate sobre administração pública e corrupção.
Segundo ele, o papel militarizado foi enfatizado durante o governo militar e, hoje, têm ocorrido episódios "graves" de violação de direitos humanos e de promiscuidade da PM com o crime.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.