São Paulo, sábado, 16 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu é um dos mais visitados do país, mas não oferece banheiro ao público

DA REPORTAGEM LOCAL

O museu do Ipiranga, que somente no ano passado recebeu 433 mil visitantes, não oferece banheiro ao público. As pessoas que o freqüentam precisam sair do prédio e usar sanitários do parque da Independência.
Para resolver essa e outras questões, está em andamento uma reestruturação interna do prédio, em paralelo ao projeto de ampliação. Uma reforma, em fase inicial de licitação, possibilitará a realização de um pequeno auditório, para 50 pessoas, e de um hall de entrada para que os visitantes possam esperar na fila não mais nas escadarias do prédio, mas dentro dele. As obras devem começar em quatro meses.
Na seqüência, a meta é criar banheiros públicos com fraldário, uma área para cafeteria e um espaço para uma loja -que hoje funciona somente num balcão. Essa segunda etapa ainda precisa ser aprovada pelos conselhos do patrimônio.
O custo total da reestruturação interna é de R$ 1 milhão, e grande parte disso já foi obtida com a iniciativa privada.
"Na próxima semana começaremos a desocupar a ala oeste do subsolo. O que está atualmente nessa área será levado para uma casa no parque Cientec, da USP, que fica a 15 minutos do museu", diz a diretora, Eni de Mesquita Samara.
Segundo ela, a inexistência de banheiros e de um espaço para alimentação são as principais reclamações dos visitantes. "Recebemos esse tipo de reivindicação diariamente."
Ontem, uma professora orientava várias crianças no museu. "Quem não foi ao banheiro lá fora terá que esperar até o final da visita", dizia.

Visita monitorada
Outra solicitação comum do público é de guias para monitorar a visita. "Não temos monitores nas portas. O que fazemos é orientar os professores, porque grande parte dos visitantes é formada por grupos de escolas", explica a diretora.
Ela pretende importar áudio-guias para orientar as visitas. Assim, com os fones no ouvido a princípio em três diferentes línguas (português, espanhol e inglês), os freqüentadores poderão obter todas as informações sobre o museu.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Fuvest prevê filas amanhã, último dia para entregar ficha de inscrição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.