São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SISTEMA CARCERÁRIO
Presos conseguem sair de presídio de segurança máxima
13 detentos fogem em Hortolândia

FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

Pelo menos 13 detentos fugiram ontem, às 7h, da Penitenciária 3 de Hortolândia (120 km de SP). Até a tarde de ontem, apenas um preso havia sido recapturado pela Polícia Militar.
A Coespe (Coordenadoria dos Estabelecimentos Penitenciários do Estado de São Paulo) abriu sindicância para apurar o envolvimento de funcionários da penitenciária na fuga.
A P 3 (Penitenciária 3) tem capacidade para 750 condenados e tinha 857 no momento da fuga.
De acordo com Caio Duarte de Oliveira, diretor do presídio, considerado de segurança máxima, os presos driblaram a segurança interna e pularam uma muralha de oito metros de altura.
"Eles burlaram também os policiais militares que estavam nas guaritas", disse Oliveira.
A fuga ocorreu meia hora depois da troca do plantão policial, no início do horário da visita, quando os parentes dos detentos aguardavam em fila para entrar. Segundo Oliveira, que não suspendeu a visita, não houve disparo de tiros e nenhum agente penitenciário foi feito refém.
Os presos usaram uma corda feita com lençol para fugir (teresa), segundo a polícia.
De acordo com o diretor, eles serraram a grade da cela com a ajuda de uma serrilha.
No momento da fuga, 20 agentes penitenciários faziam a guarda do local. A segurança acionou o Copom (Centro de Operações da PM), que enviou um helicóptero para auxiliar as buscas.


Texto Anterior: Trânsito: Táxi atropela 7 e mata 3 na marginal
Próximo Texto: Dois presos escapam em Tremembé
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.