UOL


São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anistia exibe filme sobre violência no Rio

MARIA LUIZA ABBOTT
DE LONDRES

A apresentação do documentário "Notícias de uma Guerra Particular", de Katia Lund e João Moreira Salles, que mostra a violência nas favelas do Rio, na noite de terça-feira, abriu a semana de eventos em Londres, organizada pela Anistia Internacional como parte da campanha contra o comércio de armas no mundo.
O objetivo da exibição é aumentar a consciência no exterior sobre o desrespeito dos direitos humanos no Brasil, apesar de o país ser uma democracia, segundo Tim Cahill, pesquisador da Anistia.
O discurso externo sobre a necessidade de seguir a legislação internacional e respeitar o Estado de direito é apropriado e está aumentando o respeito pelo país no exterior, mas internamente "o discurso e os métodos são outros", diz Cahill. "A mídia e alguns Estados têm um discurso que justifica a violência usada pela polícia no combate ao crime no país."


Texto Anterior: Direitos Humanos: Mais uma testemunha é ameaçada na PB
Próximo Texto: Rio: Suspeito de matar policiais civis é preso
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.