São Paulo, sábado, 16 de outubro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Rio lança concurso para urbanizar 500 favelas até 2020

Novo programa tem sido visto como uma versão melhorada do criticado Favela Bairro

ANNA CAROLINA CARDOSO
DO RIO

A Prefeitura do Rio de Janeiro, em parceria com o IAB-RJ (Instituto de Arquitetos do Brasil) lançou ontem aos arquitetos um desafio: criar projetos de urbanização que integrem cerca de 500 favelas cariocas à cidade como um todo até 2020.
O concurso Morar Carioca vai selecionar até 40 equipes de todo o país para serem contratadas pela prefeitura.
Serão utilizados recursos próprios, do governo federal e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Já estão disponíveis R$ 2 bilhões para uso até 2012. Desde julho, estão em licitação R$ 453 milhões, em obras projetadas pela prefeitura.
O programa é visto como uma versão melhorada do Favela Bairro, criado em 1994, durante a gestão de César Maia (DEM), e que durou até este ano. O Favela Bairro foi criticado, entre outras razões, pelo abandono das comunidades depois das obras.
"Agora haverá uma intervenção maior nas habitações e, também, a manutenção das obras, o que antes não havia", diz o presidente do IAB-RJ, Sérgio Magalhães.
As inscrições podem ser feitas até 29 de novembro, no site www.iabrj.org.br/concursomorarcarioca.


Texto Anterior: Explosão em rodovia de SP
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.