São Paulo, terça-feira, 16 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

WALTER CONRADO ADOLPHO HORMANN (1933-2010)

Ele cruzou o Atlântico num veleiro

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Logo após se aposentar, Walter Conrado Adolpho Hormann decidiu realizar o sonho de atravessar o Atlântico a bordo de um veleiro.
Na França, passou seis meses acompanhando a montagem do barco. A aventura de cruzar os mares que separam a América de África e Europa foi feita com a mulher, Gondy, com quem ele ficou casado até o fim da vida.
Nas palavras da filha Stel- la, o pai foi um homem que viveu intensamente. O filho Walter conta que o advogado não tinha medo de ter gostos exóticos e de ser diferente.
Doutor Walter, como gostava de ser chamado, adorava vestir seu chapéu de feltro e uma echarpe e sair por aí em seu carro conversível.
Os filhos até brincavam, chamando-o de James Bond.
Aos seus garotos ele dizia: "Você pode ser o que quiser na vida, menos medíocre. O que for fazer, faça bem feito".
Formado em direito pela USP em 1957, era um tipo culto, que falava seis línguas.
Trabalhou em algumas empresas antes de ser advogado internacional da Tenenge, empresa de engenharia pesada que participou da construção de Itaipu, Cosipa e de várias plataformas da Petrobras. Aposentou-se quando a firma foi comprada pela Odebrecht, nos anos 80.
A paixão pelo mar ele pegou do pai e transferiu aos filhos. No ano passado, velejou pela última vez, em Florianópolis, com a família.
Tinha ainda um lado religioso, ligado ao espiritismo.
Nos últimos anos, sofreu com uma doença de pele. Morreu na sexta, aos 77, em Lages (SC), após parada cardiorrespiratória. Teve quatro filhos e cinco netos.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Falhas no Enem motivam atos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.