São Paulo, sábado, 16 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

RECIFE

Casa é quase destruída em razão de chuva que atinge região metropolitana
A chuva que atinge há quatro dias a região metropolitana de Recife provocou ontem o desmoronamento parcial de uma casa na zona norte da capital.
A moradia foi atingida por uma barreira que deslizou no bairro de Nova Descoberta. Um quarto e a cozinha foram destruídos. Ninguém ficou ferido porque os moradores haviam saído antes.
No município de Jaboatão dos Guararapes, três meninas foram resgatadas pelos bombeiros dentro da casa onde moravam. O local havia sido invadido pela água que transbordou de um córrego.
As crianças, que têm entre 1 e 9 anos de idade, subiram em um beliche para conseguir escapar do avanço da água. Elas gritaram por socorro e foram retiradas sem ferimentos.

Volume de água
Em Recife e em Olinda, a chuva voltou a inundar ruas e avenidas. Grandes congestionamentos se formaram nas duas cidades durante a manhã e parte da tarde.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, o volume de chuva registrado este mês na capital pernambucana já é superior à média do mês de dezembro dos últimos 40 anos.
Nos primeiros 15 dias do mês, choveu 73,8 mm na cidade. A média histórica é de 67,5 mm. Cada milímetro de chuva equivale à queda de um litro de água sobre uma superfície plana de um metro quadrado.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informou que o tempo na região metropolitana de Recife ainda deverá permanecer instável durante o fim-de-semana.

Clima atípico
As chuvas de dezembro encerram um ano de clima atípico no Estado de Pernambuco. Ao contrário do que ocorreu nos últimos três anos, neste ano choveu forte no período de janeiro a dezembro.
Em agosto, fortes temporais atingiram 38 municípios pernambucanos. Vinte e duas pessoas morreram afogadas ou em consequência de deslizamentos.
O governo de Pernambuco calculou em R$ 128,5 milhões o valor dos prejuízos provocados pelas chuvas.
Levantamento feito na época indicou que foram destruídos ou danificados 5.500 casas, 275 escolas estaduais e 500 quilômetros de estradas.
(DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE)


Texto Anterior: Unimed deve normalizar serviços
Próximo Texto: PUC-Campinas: Sandy fica em 10º lugar em psicologia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.