São Paulo, domingo, 16 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

JULIO ABRAMCZYK
Verão muito quente exige cuidado com os idosos

Na próxima sexta-feira, dia 21, começa o verão. A estação mais quente do ano, a cada ano, vem se apresentando mais quente. Os últimos dias da primavera deste ano permitem supor que a temperatura nos próximos meses estará ainda mais elevada.
Nos grandes centros urbanos, vivem pessoas particularmente vulneráveis. As variações de temperatura agravam a poluição atmosférica e a perda de líquido pelo organismo.
Por isso, cuidados especiais devem ser tomados com os idosos, como hidratação adequada, e com os portadores de doenças do coração e do aparelho respiratório. Em Chicago, EUA, uma onda de calor no verão de 1995 registrou, no mês de julho, mais de 500 mortes.
Dentro de certos limites, as pessoas podem suportar a maior parte das variações meteorológicas, segundo peritos da Organização Mundial da Saúde. Mas as flutuações bruscas e intensas do verão podem criar graves problemas ou exacerbar doenças pré-existentes -situação que pode contribuir para o aumento no número de internações hospitalares e mesmo de mortes nesta época do ano.



Texto Anterior: Maior parte dos óbitos é pela manhã
Próximo Texto: Febre mortal: Maior parte dos óbitos é pela manhã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.