São Paulo, domingo, 16 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTREVISTA

MEDITAÇÃO

Tai-chi ajuda a tratar distúrbio psiquiátrico

DA REDAÇÃO

A técnica milenar do tai-chi-chuan, já bastante usada para combater o estresse, vem sendo utilizada também para o tratamento de transtornos mentais, no Hospital São Paulo. Um dos responsáveis pela iniciativa, José Cássio do Nascimento Pitta, professor assistente do departamento de psiquiatria da Unifesp, diz que o tai-chi tem ajudado os pacientes a lidar melhor com o próprio corpo e a dominar a ansiedade. As aulas acontecem uma vez por semana, na parte da manhã, durante cerca de duas horas.
Leia a seguir alguns trechos da entrevista.

Folha - Quais tipos de transtorno mental podem ser tratados com tai-chi-chuan?
José Cássio do Nascimento Pitta
- Na verdade não é uma indicação para um tipo especifico de transtorno mental. O tai-chi visa a organizar o ambiente terapêutico, para facilitar a reorganização das disfunções psíquicas.

Folha - Mas em quais casos ela obtém mais sucesso?
Pitta
- Em pacientes com transtornos depressivos ansiosos e naqueles que apresentam quadros delirantes, por exemplo. É eficaz em transtornos esquizofrênicos.

Folha - Como a técnica pode ajudar os pacientes?
Pitta
- É uma atividade que ajuda os pacientes a se organizar, a reconhecer o próprio corpo. Muitos transtornos psicóticos se relacionam a uma dificuldade de manter uma identidade corporal. Além disso, o tai-chi-chuan reduz a ansiedade.

Folha - O tratamento com tai-chi-chuan deve ser conjugado com algum outro?
Pitta
- O tai-chi não substitui as terapias convencionais. Ele faz o paciente participar mais ativamente do tratamento.



Texto Anterior: Sangue: Livro mostra evolução no tratamento das doenças
Próximo Texto: Distúrbios mentais: 4 milhões de doentes não são tratados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.